Saúde

Capinzal confirma o segundo foco do mosquito da dengue em 2021

  • Jardel Martinazzo
  • 23/03/2021 10:38
19553708306059efbb6fb2b3.66641178.jpg

A Secretaria da Saúde de Capinzal, através do programa de combate à dengue, confirmou na manhã desta terça-feira (23) o segundo foco do mosquito Aedes aegypti em 2021.

A agente de endemias, Lediane Toscan, revela que a confirmação ocorreu na última sexta-feira (19) em uma armadilha, localizada no Loteamento Maximiliano Toaldo. Foram coletadas 59 larvas, dessas, cinco deram positivo.

As equipes já iniciaram a limitação dos focos num raio de 300 metros. Os trabalhos de divisão dos quarteirões e vistorias começaram nesta segunda-feira (22). Pede-se a colaboração dos moradores para que os servidores possam executar a atividade da melhor maneira possível.

Na segunda-feira, dia 29, será realizada a segunda atividade, preconizada pelo Ministério da Saúde, referente ao foco anterior, encontrado no dia 29 de janeiro, na área central. Trata-se da delimitação de índice mais tratamento que fechará a atividade.

“Diante dos vários focos encontrados em nosso município e também nas cidades vizinhas, cabe a cada um de nos fazermos a nossa parte para que a gente possa retardar o aparecimento demais focos e não pior das hipóteses as doenças por eles transmitidas que são a dengue, zika, chikungunya e a febre amarela”, alertou a servidora.     

Prevenção: A melhor forma de prevenção é o combate ao mosquito. Para isso, é necessário eliminar todos os focos de água parada, pois este é o ambiente onde o mosquito reproduz-se como pratinhos de flores, pneus, caixas d’agua e demais recipientes. 


Enquete