Tempo

Com retorno das chuvas, normaliza situação das fontes de água nas comunidades do interior

  • Jardel Martinazzo
  • 07/12/2020 10:10
10733157565fce3e7dda0198.38049919.jpg

A chuva, registrada nos últimos dias, trouxe um alívio e amenizou os problemas causados pela estiagem em Santa Catarina. A pouca quantidade de chuva dos últimos meses reduziu o nível dos rios e das fontes de águas nas propriedades, onde as prefeituras precisaram fazem o transporte para diversas regiões. Porém, o mês de dezembro iniciou com bons volumes de chuva, voltando a normalizar a situação.

Renata Silveira, que coordena a Defesa Civil de Ouro, comenta que a partir desta segunda-feira (07) não havendo mais a necessidade, está sendo cessado o transporte de água para as propriedades. Ela lembra que nesses quase 40 dias a prefeitura atendeu cerca de 6 propriedades.

O município de Capinzal, que publicou no dia 18 de novembro um novo decreto de situação de emergência, o cenário também melhorou com as chuvas dos últimos dias. Estimativas da Epagri apontam que os prejuízos na produção de leite chegam a 45%, no gado de corte 35%, nas lavouras para silagem e milho de 55% a 60%.  

O Secretário de Agricultura, Leimar Bernardi, destaca que com a chuva dos últimos dias os produtores estarão aproveitando para fazer o plantio de grãos e também das pastagens. A situação também normalizou as fontes de água e os reservatórios de grande maiores das propriedades, apenas três a quatro famílias ainda necessitam do transporte devido o baixo nível e a qualidade das nascentes.  


Enquete