No ar

Jorge Soldi

Destaques esportivos

13:15 - 13:29 com Jorge Soldi

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

COMO CRIAR FILHOS FINANCEIRAMENTE SAUDÁVEIS

COMO CRIAR FILHOS  FINANCEIRAMENTE SAUDÁVEIS

Há alguns dias atrás, enquanto conversava com um dos meu clientes em uma breve consultoria ele me questionou quanto à educação de seu filho. Entrando no assunto, ele me disse que seu filho teve uma “feira do livro na escola”, e pela primeira vez ele deu dinheiro para que ele “se virasse” e comprasse o livro que mais gostou. Seu filho tinha 6 anos de idade e recebeu R$ 25,00 para gastar na feira. No caso, com livros.

Me questionando como eu orientaria seu filho a usar esse valor, eu sugeri o que provavelmente faria se fosse meu filho...

- Filho, você tem R$ 25,00. Se você quiser, pode gastar tudo com um livro ou mais que um, você decide. Mas se fizer isso, não vai ter dinheiro para comprar outras coisas depois, que você possa vir a querer mais do que os livros que você comprou. E ainda vou te contar um segredo: Se você conseguir não gastar todo o dinheiro que você ganha, existe uma forma de fazer o dinheiro que sobrou ir aumentando, e virar mais dinheiro ainda. Você acha isso uma coisa legal?

O garoto pode até me responder que não, que ele vai querer os livros, mas tenho certeza que praticando isso ao longo de seu crescimento, em algum momento ele passará por uma experiência em que seria melhor não ter gasto todo o dinheiro. E nessa hora ele vai lembrar do que eu falei. Não sou especialista em educação financeira para crianças, mas vejo muito sentido nisso, e também muita coerência com o que meus pais me ensinaram e sobre as experiências que eu vivi, e estou vivendo agora com minha filha de 5 anos.

Não pense que porque a criança é uma criança que ela não deve ser inserida no mundo do dinheiro. Não devemos menosprezar a capacidade deles em aprender. E quanto antes começarem, melhor. Por exemplo: Dê mesada aos seus filhos e faça com que passem o mês com aquilo. Mostre que o dinheiro acaba, e as necessidades que a criança pode passar por ter gasto tudo de forma impulsiva. Da mesma forma ensine a anotar e controlar os gastos, pra ela ver onde e quanto do seu dinheiro foi gasto.

Faça a criança ter objetivos para o seu dinheiro. Um vídeo game, um jogo novo, sei lá, faça ela batalhar pra conseguir o dinheiro que precisa para comprar, seja aguardando o mês passar e acumulando a mesada de vários meses, ou remunere ela e peça ajuda pra lavar seu carro por exemplo, organizar algo em casa. Quando ela precisar de dinheiro incentive ela a desenvolver alguma tarefa que possa trocar pelo seu dinheiro. Isso não é exploração, é trabalho com recompensa justa, com pequenas atividades, com pequenos esforços que vão trazer significação a vida financeira de uma criança que hoje é só uma criança, mas que poderá se dar muito bem amanha porque você praticou os ensinamentos corretos desde cedo. Alguns aprendem porque ensinaram, outros aprendem pelo erro.

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 17/10/2019 15:33



Principais Notícias

Publicado em 03/07/2020 11:13 por Jardel Martinazzo

Vacina contra a gripe estará disponível para toda a população de Capinzal

Conforme a Rádio Capinzal já havia antecipado, a Secretária de Saúde de Capinzal não atingiu a meta de 90% da [...]

Publicado em 03/07/2020 10:18 por Jardel Martinazzo

Secretaria de Educação define datas para entrega de 455 kits de alimentação escolar

A Secretaria Municipal de Educação de Capinzal vai realizar a distribuição de 455 Kits Emergenciais de [...]

Publicado em 02/07/2020 16:53 por Douglas Varela

Zortéa confirma um novo caso de coronavírus nesta quinta-feira

A Secretaria da Saúde de Zortéa contabilizou nesta quinta-feira, dia 02, mais um caso descartado e um confirmado para [...]

Outras notícias

Publicado em 03/07/2020 11:05

BANCOS X PAGAMENTOS PELO WHATSAPP

Pois bem: de uma hora para outra o WhatsApp, (empresa pertencente ao Facebook) [...]

Publicado em 03/07/2020 11:02

ENVELHECIMENTO DENTAL - PARTE III

Todos sabemos os benefícios de realizar um tratamento ortodôntico (aparelho), [...]

Publicado em 03/07/2020 10:04

ESCOLA VAZIA (REFLEXÃO)!

Estou escrevendo este artigo no recinto de uma escola pública! Entre o pátio [...]

Publicado em 03/07/2020 09:57

E DAI? ELES GOSTAM DE CROCHETAR

Zélia Maria BonamigoJornalista e Antropólogazeliabonamigo@uol.com.br Nas [...]

Publicado em 01/07/2020 18:23

Coronavírus em SC: Estado confirma 27.279 casos e 347 mortes por Covid-19

O Governo do Estado relatou que há 27.279 pacientes com teste positivo para [...]

Publicado em 01/07/2020 16:03

Petrobras elevará diesel em 6% na quinta-feira; gasolina aumentará 3%

A Petrobras anunciou reajuste médio de 6% para o diesel vendido em suas [...]