Jornal A Semana

COMO LUCRAR COM IMÓVEIS

  • Douglas Varela
  • 12/10/2020 07:59
19768871505f8437df85a991.12824333.jpg

Ganhar dinheiro com imóveis não é tão fácil como nos ensinam os livros, ou nossos familiares que há tempos atrás compravam um imóvel por 10 mil e depois de anos vendiam por 100 mil. Esses negócios ainda existem, com certeza. No entanto nunca saberemos qual região ou cidade vai ter a maior valorização. Se as pessoas que tinham áreas de terras em Jurerê Internacional na década de setenta soubessem o quanto esses imóveis iriam valorizar nunca teriam vendido. Eu não venderia.

Esses negócios com supervalorização são uma agulha no palheiro. No entanto é possível sim ter ótimos retornos com imóveis:

- Comprar para alugar: Aqui um retorno aceitável em forma de aluguel residencial deve estar acima de 0,40% ao mês do valor de avaliação do imóvel. Rendimentos abaixo disso é melhor deixar o dinheiro aplicado no banco. Tudo bem que ainda podemos contar com a valorização do imóvel, mas ao contrário do que muitos pensam, nem todo imóvel valoriza (assunto para outra matéria). Salas comerciais já proporcionam alugueis maiores: de 0,5% a até 1% ao mês dependendo da localização.

- Comprar para vender: No geral, imóveis na planta ou terrenos em loteamento na fase inicial ainda são os que apresentam maior potencial de valorização. Mas aqui está algo que pouquíssimos investidores dedicam tempo: buscar imóveis em leilão. No leilão os lances partem geralmente de 50% do valor do imóvel e podem proporcionar excelentes retornos na hora da venda. É só ficar ligado.

- Construir, lotear e vender: essa alternativa já requer maior empenho e conhecimento do investidor, mas em contrapartida trás rendimentos bem maiores. Tudo o que tiver uma construção agregada ao imóvel tem tendência de valorização superior. Uma casa com os custos de construção bem administrados pode ser vendida quase pelo dobro do valor gasto para construir. Antes do primeiro tijolo até o final da construção é onde está a maior valorização de qualquer imóvel.

Qualquer negócio que vá fazer procure várias imobiliárias, fale com vários corretores, procure engenheiros civis e profissionais que vivem no mundo dos imóveis 24 horas por dia para evitar frustrações, ciladas ou negócios que fiquei muito abaixo da expectativa.

 


Enquete