Esportes

Competidores de Capinzal são destaque na prova de Curitibanos da Copa Scherer

  • Douglas Varela
  • 20/09/2019 09:05
3969957635d84c11d9a55c4.74499263.jpg

Capinzalenses venceram as categorias Graduado e Turismo Light e ficaram em terceiro na Turismo

A cidade de Curitibanos voltou a receber uma prova de rally regularidade com a realização da terceira etapa do ano da Copa Scherer 4x4 Carbon Free. O evento aconteceu no último sábado, dia 14 de setembro, e reuniu quase 30 duplas de competidores nas categorias Graduado, Turismo e Turismo Light. Entre os destaques desta edição, estiveram novamente representantes de Capinzal que marcaram presença no pódio das três categorias.

Depois de percorrerem duas etapas entre reflorestamentos e uma pista montada logo na largada, os competidores da Copa Scherer elegeram a prova de Curitibanos como a melhor da temporada do campeonato do Oeste Catarinense. Toda a programação do evento foi realizada no Parque de Exposições Pouso do Tropeiro, com recepção, largada, chegada, almoço e premiação organizados no local.

A prova montada pelo diretor técnico, Alexandre Rech, iniciou com zero quilômetro de deslocamento, em uma pista organizada em um loteamento próximo e em cima de um morro que fez os navegadores suarem frio logo após a largada. Na sequência da prova os competidores percorreram duas fazendas, passando por lindas paisagens em meio a lagos e reflorestamentos com muitas entradas escondidas, laços e altas médias de velocidade. “Curitibanos foi nada menos que a melhor etapa até aqui da Copa Scherer. Passamos em terrenos que proporcionavam pilotagem agressiva, pois além de bem limpos, não tinham pedras e nem erosões”, ressalta o piloto campeão da Graduado, Leandro Riffel.

Dobradinha de Capinzal na Graduado

O navegador capinzalense Michael Masson, da equipe GS Racing, venceu a prova de Curitibanos na categoria destinada aos competidores mais experientes. Michael compete ao lado do piloto de Piratuba, Leandro Riffel. “Para te resumir, comecei no rally em 2012 aqui na antiga Copa Oeste, atual Copa Scherer, e de lá para cá essa foi a melhor prova feita aqui nesse campeonato. As fazendas utilizadas, que são a matéria-prima principal para um bom rally, foram excelentes, e a prova em si foi muito bem elaborada, e por isso um enorme parabéns à organização”, destaca.

Michael e Leandro fizeram um primeiro lugar na primeira etapa do dia e, mesmo sem freio, conseguiram terminar a prova e serem campeões na geral. “Um corte no flexível do sistema de freio dificultou bastante para a nossa dupla, fizemos praticamente toda segunda etapa sem usar o freio. Conseguimos terminar a prova com muita precaução e uma quarta colocação na segunda etapa, o que na soma dos pontos perdidos nos deu o primeiro lugar geral no dia”, conta o piloto de Piratuba.

 

A cidade de Capinzal também conquistou o segundo lugar da Graduado com o piloto Everton Gratt, fazendo dobradinha do município no topo do pódio da categoria. Everton compete ao lado do navegador de Ouro, Wesley Sari. Com os resultados da prova de Curitibanos, Michael segue na liderança da classificação geral da categoria destinada aos competidores mais experientes. Já Everton está em terceiro lugar entre os pilotos e Wesley em segundo na classificação de navegadores.

Pódio na Turismo

Capinzal também fez bonito na categoria intermediária com o navegador Deivid Giacometi, que conquistou a terceira colocação ao lado do piloto de Rio do Sul, Fábio Dalpaz. “A prova de Curitibanos foi a melhor que fizemos até o momento, pois foi uma prova compacta, boa em todos os quesitos, pista show, reflorestamentos ótimos e médias perfeitas. A prova de tudo isso foi o resultado no pódio, onde a diferença entre as posições foi por muito pequena”, comenta Deivid. “A prova foi top, médias altas, referências precisas e o terreno muito bom. Faltou a chuva para ficar perfeito. O time da Copa Scherer está de parabéns”, complementa Fábio.

Vitória e liderança entre os iniciantes

Pela categoria Turismo Light, destinada aos competidores que estão iniciando no esporte, a cidade de Capinzal conquistou o primeiro lugar no pódio com o piloto Gilson Savaris. Foi a segunda vitória do competidor neste ano, o que rendeu a Gilson a liderança na categoria. O piloto de Capinzal compete ao lado do navegador Matheus Driessen, de Caçador (SC). “Essa foi a segunda prova da dupla. Em Fraiburgo já havíamos feito uma boa prova e agora conseguimos a vitória. Agradeço ao Matheus pela parceria”, diz Gilson.

O piloto campeão da Turismo Light competiu com uma motivação a mais em Curitibanos. “Meu avô, Ciro Rech, nos deixou nessa semana e eu queria ganhar a prova para dedicar a ele essa vitória, deu certo! A prova de Curitibanos foi muito bem elaborada, com uma boa escolha de terrenos e trajetos, e uma montagem das médias de velocidade que não permitia desatenção. Tudo isso consolida o trabalho que vem sendo feito pela organização de forma brilhante nesse ano”, comenta.

Com os resultados até agora, Gilson lidera entre os pilotos e Matheus, como não participou da primeira prova da competição, está em terceiro na classificação geral. “A parceria está dando muito certo. É a segunda prova que fazemos juntos e já conseguimos levantar o troféu. Se entendemos bem e já deixamos certo pra continuar a dupla em todo o campeonato. A prova estava muito show, com médias bem acertadas, mas se tivesse chovido seria ainda mais adrenalina. As pegadinhas, principalmente na segunda etapa, estavam muito de acordo e exigiram da navegação e do piloto. Prova show mesmo”, conta Matheus.

Capinzal ainda marcou presença no pódio da Turismo Light com o quinto lugar do piloto Altair Maziero e do navegador Eduardo Baldissera. A dupla de Ouro formada pelo piloto Egomar Parizotto e pelo navegador Francisco Sete terminou a prova na 11º colocação.

A próxima prova da Copa Scherer 4x4 Carbon Free acontece no dia 19 de outubro na cidade de Caçador. As inscrições são realizadas através do site oficial no endereço www.copascherer4x4.com.br.

Compromisso ambiental

A especificação Carbon Free está ligada ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores da Copa Scherer 4x4. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas. A atividade na maioria das vezes é realizada ainda em meio à prova. A cada 100 quilômetros percorridos por veículo, a organização garante que uma árvore seja plantada.

Calendário 2019

25 de maio | Joaçaba
10 de agosto | Fraiburgo
14 de setembro | Curitibanos
19 de outubro | Caçador
23 de novembro | Final à definir

Acompanhe a Copa Scherer!

Acompanhe o Facebook da Copa Scherer 4x4 Carbon Free no endereço facebook.com/copascherer4x4carbonfree e pelo Instagram no perfil @copascherer4x4carbonfree e fique por dentro das novidades sobre a prova. A competição também conta com Canal no YouTube, acesse e assista nossas aventuras.

A Copa Scherer 4x4 Carbon Free tem supervisão da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) e da Federação de Automobilismo de Santa Catarina (Fauesc) e organização da West Eventos 4x4 Carbon Free. O patrocínio é de Scherer Autopeças, Mahle Original, Filtros Tecfil, Sabó, Motorkote, Monroe Amortecedores, SFI CHIPS, Maxxis Pneus, Salgadinhos STRIKE, Cup Noodles e Berg Bier Cervejaria. A etapa local conta com apoio de Prefeitura de Curitibanos e Jeep Clube Curitibanos

Texto: Aline Ben da Costa/Comunicação 4x4

Enquete