Saúde

Dia Nacional do Doador de Sangue é comemorado em meio aos desafios da pandemia

  • Jardel Martinazzo
  • 25/11/2020 09:48
12536936605fbe5358380bc8.10856007.jpeg

Nessa vida existem várias maneiras de ajudar quem precisa. Tem quem doa roupas para aquecer nos períodos de baixas temperaturas. Tem quem doa comida para garantir uma refeição digna. Tem quem dispõe do seu precioso tempo para ajudar uma entidade ou instituição em alguma ação em prol a comunidade. São tantas formas que as pessoas podem colaborar, mas uma tem um significado muito especial, afinal pode salvar vidas - Doação de Sangue.

Como forma de reconhecimento a milhões de pessoas em todo o país que tiram alguns minutos de suas vidas e um pouco do seu sangue para ajudar quem precisa, foi criado o Dia Nacional do Doador de Sangue, comemorado em 25 de novembro. Uma data para agradecimento e ao mesmo tempo de reflexão do papel de cada ser humano.

Jeniffer Passarela Menegáz, responsável pela captação de doadores no Hemosc de Joaçaba lembra que nesse ano a campanha tem o slogan – Somos todos do mesmo Sangue. A ação do Hemosc é inédita, com todos os hemocentros do país, e tem objetivo de destacar a importância desse gesto, sobretudo durante a pandemia, um período onde houve queda de doações em todo o Brasil, sendo que em algumas regiões chegou a 50%.

Com a baixa de doações, a situação acabou afetando os estoques de sangue, sendo que o hemocentro de Joaçaba atende a região do Meio-Oeste Catarinense, que engloba 49 cidades, quase 500 mil habitantes e fornece sangue para mais de 20 hospitais. Devido ao cenário pandêmico, os agendamentos para doações estão ocorrendo de maneira individual, o que reduziu de 20% até 30% por dia da quantidade de atendimentos.

Jeniffer informa que nesse momento estão em baixa as tipagens A+, O+ e O-. Os interessados podem ir até o Hemosc de Joaçaba, ou entrar em contato pelos telefones 49-3527-2218 ou 3527-2219.

  Requisitos básicos 

Estar em boas condições de saúde.

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos, clique para ver documentos necessários e formulário de autorização).

Pesar no mínimo 50kg.

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).

Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).

Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro*).


Enquete