Tempo

Engenheiro Agrônomo informa que abril foi um dos mais secos nos últimos 43 anos

  • Jardel Martinazzo
  • 01/05/2021 10:24
1422911657608d5af5d1f8a2.88003830.jpeg

O engenheiro agrônomo, Ronaldo Coutinho do Prado, que atua na Climaterra em São Joaquim, onde acompanha o monitoramento climatológico, informou que o mês de abril de 2021 terminou como um dos mais secos desde o ano de 1978.

Coutinho revela que o quarto mês do ano fechou com volumes muitos baixos nas estações meteorológicas do Baixo Vale do Rio do Peixe. Em Joaçaba foi registrado no período apenas 2,2 milímetros de chuva, Ouro 3 mm, Piratuba 3,8 mm, Zortéa 3,4 mm e Concórdia 3 mm.

O engenheiro agrônomo lembra que uma situação pior do que essa foi registrada no ano de 1978 quando a quantidade de chuva na região variou de 0 a 5 milímetros.

“Está muito seco na área, choveu pouquíssimo no mês de abril e o reflexo disso é a condição favorável para queimadas, lavouras que tiveram perdas significativas e continuamos com tempo seco e com humidade relativa do ar alta”, destacou Coutinho.

A Coordenadora da Defesa Civil de Capinzal, Elaine de Ávila, informou que existe tendência do agravamento da estiagem para os meses de maio e junho. Nessa semana foi emitido pela regional um alerta de observação de baixa humidade do ar. Em algumas regiões como Extremo Oeste e Meio Oeste abaixo dos 30%.

A orientação é evitar atividades físicas entre as 12h às 15 horas, fazer ingestão de líquidos, frutas e vegetais para manter a hidratação. Umedecer os ambientes como, por exemplo, vasilhas com água, toalhas, roupas úmidas, ou, umidificadores.  

A prefeitura recebeu diversos pedidos para abertura de fontes de água para os animais em algumas comunidades do interior e o transporte de água potável para três famílias de Lauro Müller e Linha Mendes. São utilizados kits disponibilizados pela Defesa Civil Estadual.


Enquete