Jornal A Semana

ENVELHECIMENTO DENTAL - PARTE III

  • Douglas Varela
  • 03/07/2020 11:02
2141173865eff3aacc1e0d8.39289510.jpg

Todos sabemos os benefícios de realizar um tratamento ortodôntico (aparelho), buscar um sorriso harmônico , que possibilite uma boa higienização e consequentemente traga benefícios a nossa saude e a nossa auto estima são o desejo de todos. Não há idade para a realização desse tratamento, desde crianças a jovens e adultos procuram todos os dias solucionar má - oclusões, podendo assim exercer perfeitamente duas funções de respiração, mastigação.

Não há evidências na literatura que comprovem a relação da Ortodontia com as lesões cervicais não cariosas, ja que esta é uma doença multifatorial, porém é importante atentar-se as características periodontais do paciente, a sobrecarga oclusal que pode ser gerada durante a movimentação dentária e os contatos entre esses dentes. Esses fatores associados a dieta, idade, hábitos de escovação e apertamento podem gerar perda de estrutura dentaria na região cervical.

Outro fator que contribui para o envelhecimento dental é o uso do limão em jejum, hábito que virou moda no mundo, para todos que desejam ter uma vida mais saudável com as noticias de que o limão desintoxica e emagrece. O pH do suco de limão é em torno de 2,2. Considerando que nossos dentes suportam líquidos com pH de ate 5,5 por que será que isso afeta nossos dentes? Eles estão sendo desgastados, corridos, e estão envelhecendo mais rápido. Causando perda de anatomia dos dentes, arredondamento de bordas e apresentando sensibilidade dentinária. Alem disso devemos lembrar que o paciente alem de tomar agua com limão todos os dias, ele aperta os dentes na academia durante uma hora, a noite ele range os dentes, escova os dentes com muita forca e tem distúrbios gástricos, ou seja todo um conjunto de fatores que pioram a situação.

Nossa sugestão para diminuir essa agressão aos dentes é a de que sempre que possível utilize canudos, evite bochechar líquidos ácidos, usar escovas dentais macias, evite colocar força na escovação, evitar bebidas acidas como refrigerantes antes de dormir, beber muita agua.

E claro, consultas de retorno ao Dentista são sempre bem vindas, o grande problema que encontramos hoje no consultório são paciente de 20 anos com os dentes mostrando uma idade muito superior, portanto vamos combater o envelhecimento dental.

 

 


Enquete