Agricultura

Epagri divulga atividades que estão sendo desenvolvidas em tempos de pandemia

  • Jardel Martinazzo
  • 06/08/2020 10:40
4161765875f2c0dabbd37d9.00329336.png

A Epagri, através dos escritórios municipais, vem atendendo o público de maneira presencial mesmo com o início da pandemia do COVID-19. A empresa que presta  assistência técnica e extensão rural às famílias de agricultores tem seu trabalho baseado em  prioridades regionais e com planejamento antecipado das ações. No caso do Município de Ouro, as prioridades de trabalho são a assistência técnica a  bovinocultura de leite e corte, às agroindústrias familiares e ao capital humano e social, incluindo trabalho com meio ambiente, escolares, jovens e mulheres agricultoras.

O trabalho nos escritórios está dentro da normalidade até o momento em que iniciaram os decretos para isolamento e distanciamento de pessoas em meados de março. A partir deste momento, os funcionários realizaram trabalhos Home-Office e  atenderam de forma remota os agricultores até o início de abril, onde retornou as atividades de forma presencial, seguindo orientações do protocolo de distanciamento e segurança de prevenção ao COVID-19.

Dentre as atividades realizadas antes do início da pandemia, destaque para eventos como o Encontro de Mulheres Agricultoras, em comemoração ao Dia da mulher, o qual contou com mais de 450 participantes, e também  o Seminário de Homeopatia, que reuniu 100 pessoas para discutir o tema.

No período de vigência dos decretos de isolamento a Epagri tem se reinventado para possibilitar o melhor atendimento aos agricultores. Realização de eventos online utilizando ferramentas da informática, que hoje estão presentes na maioria das propriedades rurais tem sido uma maneira de levar o conhecimento a estas famílias: reuniões; cursos de capacitação e palestras para entidades, parceiros, técnicos, agricultores e jovens.

O município tem neste ano 10 jovens agricultores participando do Curso de Capacitação de Jovens Rurais, além de outros 25 jovens que já participaram deste curso e hoje estão recebendo capacitações online, assistência técnica e apoio financeiro em seus projetos.

Quanto ao atendimento presencial, o Escritório de Ouro vem trabalhando de forma a atender as demandas por agendamento, onde os agricultores marcam de forma antecipada  a ida e as visitas às propriedades somente são realizadas para atendimento de demandas mais urgentes, também com agendamento antecipado. Todos os eventos presenciais que envolvem aglomerações estão suspensos.

São serviços essenciais da Epagri neste momento os atendimentos dos programas e das políticas públicas da Secretaria de Agricultura do Estado e Governo Federal  – Troca x troca de sementes, calcário, projetos de financiamento com subsídios de juros, emissão de DAP, Pronaf, PAA, PNAE, análises de solo, acompanhamento de unidades de referência (Pecuária, produção auto consumo).

Em média, a Epagri de Ouro atende anualmente 600 famílias do município nas mais diversas áreas, bem como presta assessoria e acompanha as agroindústrias ligadas a Copernostra, Associação Ourense de Mulheres Agricultoras, e conta com apoio de demais parceiros: Prefeitura Municipal, Secretarias de Agricultura, Educação, Assistência Social, Sindicatos, Escola Frei Crispim, instituições de crédito e cooperativas.

No ano de 2019, foram R$155.939,25 em subsídios repassados pelo Governo do Estado através da Epagri para agricultores que acessaram os programas de sementes de milho, calcário e kit forrageiro, e também a elaboração de 20 projetos de crédito no valor de R$1.032.000,00 que tiveram  subsídios dos  juros do financiamento.

O escritório municipal de Ouro conta com o atendimento de Inês Toigo responsável pelo setor administrativo, engenheiros agrônomos Julio Dambrós e Graciane Bianchin, Neide Dorini extensionista social.


Enquete