Jornal A Semana

EPIDEMIA DE DENTES FRATURADOS

  • Douglas Varela
  • 21/12/2020 10:03
13980307695fe09d9c75c8c8.64971664.jpg

Nos últimos meses, venho observando o aumento na quantidade de pacientes com Bruxismo ou apertamento dentário diurno. O que não imaginava eram os efeitos dessas doenças exacerbados com a pandemia. Transtornos de ansiedade, baixa qualidade de sono, busca pelo estilo de vida ultra-saudável, doenças gástricas estão impactando diretamente sua saúde bucal.

Dentes com restaurações extensas em amálgama ou até mesmo resina, sendo cada vez mais comuns observarmos fraturas que até mesmo condenam esses dentes a extração, e essas fraturas estão deixando os consultórios cheios como nunca. Alem das próprias fraturas, dores na mandíbula, sensibilidade dentária, dores de cabeça.

Mas porque isto está acontecendo? Stress, é a resposta mais óbvia, embora não seja a única. Afetando e despertando quadros ansiosos, acabando com a saúde mental dos pacientes. Esse stress por sua vez, leva ao aperto e ranger dos dentes, o que pode levar a fratura.

Os dentes apresentam pequenas fissuras, causadas pela mastigação, trituração e uso diários dos mesmos, queremos evitar que qualquer estresse adicional possa fazer com que essas pequenas rachaduras se propaguem em rachaduras maiores, ou causando uma falha catastrófica que requer tratamentos dentários invasivos.

Essas são as marcas de um sistema nervo simpático dominante, que impulsiona a resposta de lutar ou fugir do corpo, cerrando nossos maxilares, trazendo ao nosso corpo um estado de excitação pronto para a batalha. Quando apontamos as possíveis causas e do porque as fraturas, desgastes dos dentes estão acontecendo, é normal reações do tipo “ mas eu não aperto meus dentes”, mesmo todos os sinais mostrando que sim, com os pacientes reclamando de dor e sensibilidade, eles não conseguem acreditar.

Conscientização é a chave, se seus dentes estão se encostando enquanto está lendo esse artigo, é um sinal claro de que você esta causando algum dano, porque seus dentes não devem se tocar ao longo do dia, a menos que esteja comendo e mastigando. Em vez disso, sua mandíbula deve estar relaxada, com um pouco de espaço entre os dentes enquanto os lábios estão fechados .

Como sempre falamos em nossos textos, prevenção é muito mais barato.

Marque uma consulta com seu Dentista, fique em dia com seus exames e consultas.


Enquete