Educação

Escola Municipal Professor Guerino Riquetti completa 30 anos de história / VÍDEO

  • Jardel Martinazzo
  • 15/04/2021 10:50
27461245060784613582a53.09983224.jpeg

A Escola Municipal Professor Guerino Riquetti completa nesta quinta-feira, dia 15 abril, 30 anos de história. Localizado no bairro Nossa Senhora dos Navegantes, o educandário atende 108 alunos no período matutino e vespertino, com turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.  

O marco inicial desta unidade foi o dia 02 de maio de 1990 quando foi registrada como a segunda Creche Municipal em Ouro. Com a expansão do bairro cresceu a quantidade de crianças, necessitando assim de mais salas de aula.

Foi construída em um terreno adquirido do senhor Penso, que na época era dono de uma grande quantidade de terras. Toda parte de construção foi conduzida pelos funcionários da prefeitura, que revezavam o trabalho, encontraram muitas dificuldades, pois os recursos da época eram escassos.

Toda a escavação do terreno foi feita a “muque”, pois não havia maquinário. A madeira também foi serrada com serrote. Auxiliaram na construção: Neri Maciel, Roque Maia, Ironi Riquetti, Valdomiro Freitas, entre outros. Inicialmente foram construídas 3 salas de aula, 6 banheiros, secretaria, cozinha refeitório, 1 lavanderia, e uma sala para biblioteca.

Foi então que no dia 15 de abril de 1991 ocorreu à inauguração da nova escola a qual recebeu o nome Guerino Riquetti, em homenagem ao pai do prefeito em exercício na época, Euclides Riquetti, que também era professor.

Ao longo de sua vida, Guerino Riquetti lecionou em escolas "isoladas", como Leãozinho, Pinheiro Baixo, Linha Caçador, Barra do Pinheiro, Nossa Senhora da Saúde e Linha Savóia. Depois lecionou no Grupo Escolar Belisário Pena, em Capinzal e no Grupo Escolar Joaquim D´agostini, em Lacerdópolis, em 1964. Guerino Riquetti faleceu no dia 8 de junho de 1977, aos 55 anos.

A atual diretora, Andrea Rech, comenta sobre o trabalho desenvolvido pela escola e os cuidados que estão sendo tomados nesse período de pandemia. A data é comemorada com um resgate histórico e um lanche especial aos alunos.

Conheça um pouco da hitória da escola:


Enquete