Educação

Escolas da rede estadual retomam atividades presenciais na próxima terça-feira na região da AMMOC

  • Marlo Matielo
  • 31/10/2020 15:32
5575565905f9dae33db2d59.15371188.jpg

As atividades presenciais nas escolas da rede estadual de ensino também serão retomadas gradativamente a partir da próxima terça-feira, dia 03, nos municípios que integram a AMMOC. 

Na tarde desta sexta-feira, dia 03, a Coordenadoria Regional de Educação de Joaçaba emitiu comunicado com as orientações sobre esta retomada...

 Confirma a íntegra. 

Retorno de atividades escolares presenciais na Rede Pública Estadual 

A Coordenadoria Regional de Educação de Joaçaba em alinhamento de decisões com a Secretaria de Estado de Educação e com os municípios pertencentes a Região da AMMOC comunica que a Rede Pública Estadual de Educação retornará as atividades escolares presenciais no dia 03/11/2020. 

Importante ressaltar que o regime especial de atividades não presenciais que ocorre de forma remota, sejam elas on-line ou impressa, permanecerão da mesma forma até o final do ano letivo de 2020. 

No entanto, o retorno ao presencial se dará com atividades de apoio pedagógico, oferecido no contraturno, de forma progressiva, para alunos que não pertençam ao grupo de risco, mediante autorização e assinatura de Termo de Responsabilidade dos pais ou responsáveis legais. O retorno presencial iniciará com estudantes da 3º série do Ensino Médio e a cada semana conforme a liberação do mapa de risco apresentado pela Secretaria Estadual de Saúde, haverá a sequência e integração de novas turmas no presencial, até completarmos o retorno de todas as turmas do Ensino Médio e do Ensino Fundamental Anos Finais. 

As atividades de apoio pedagógico, primeiramente, visam atender aos alunos com dificuldades de aprendizagem, que não consigam acompanhar o conteúdo on-line ou impresso ou prestar as devolutivas de atividades. Contudo, as escolas atenderão todos os alunos que tenham interesse no retorno presencial, desde que obedecida as normas de segurança quanto aos critérios de distanciamento. Assim, cada turma poderá ter no mínimo 5 alunos e no máximo 50% da capacidade da sala de acordo com a metragem da mesma. 

As atividades de apoio pedagógico serão ofertadas em quatro dias da semana, com duração de duas horas diárias nos seguintes componentes curriculares: Leitura e Produção Textual; Conceitos Matemáticos; Saúde e Sustentabilidade; Cultura e Sociedade. O aluno que optar pelo retorno deverá participar, na integralidade, de todos os componentes temáticos. 

No que tange ao transporte escolar, este foi alinhado com os municípios para que o aluno tenha uma linha de retorno exclusiva ao final das duas horas de atividades de apoio pedagógico realizado na Unidade Escolar. 

Para melhor entender, segue abaixo cronograma de retorno das atividades de apoio pedagógico: 

Semanas de:

Turmas que retornam no Apoio Pedagógico

03/11/2020

3º Anos do Ensino Médio

09/11/2020

3º Anos do Ensino Médio

2º Anos do Ensino Médio

9º Anos do Ensino Fundamental

16/11/2020

3º Anos do Ensino Médio

2º Anos do Ensino Médio

1º Anos do Ensino Médio

9º Anos do Ensino Fundamental

8º Anos do Ensino Fundamental

23/11/2020

3º Anos do Ensino Médio

2º Anos do Ensino Médio

1º Anos do Ensino Médio

9º Anos do Ensino Fundamental

8º Anos do Ensino Fundamental

7º Anos do Ensino Fundamental

30/11/2020

3º Anos do Ensino Médio

2º Anos do Ensino Médio

1º Anos do Ensino Médio

9º Anos do Ensino Fundamental

8º Anos do Ensino Fundamental

7º Anos do Ensino Fundamental

6º Anos do Ensino Fundamental

 No que diz respeito aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), estes permanecerão em regime especial de atividades não presenciais, ou seja, em atividades remotas  até o final de 2020, compreendendo na Rede Estadual de Educação, as Escolas de Educação Básica Melo e Alvim e São José, do município de Herval d’Oeste; a Escola de Educação Básica Julieta Lentz Puerta, do município de Joaçaba;  a Escola de Educação Básica Frei Crespim, do município de Ouro; e, a Escola de Educação Básica Galeazzo Paganelli, do município de Vargem Bonita. 

 


Enquete