Educação

Escolas de Capinzal e Ouro retomam gradativamente com as aulas presenciais

  • Jardel Martinazzo
  • 03/11/2020 10:10
14210686925fa157791b2102.38371041.jpeg

Depois de sete meses, algumas escolas da rede municipal e estadual de ensino retomam nesta terça-feira (03) com as aulas presencias nos municípios que integram a AMMOC (Associação dos Municípios do Meio Oeste Catarinense), entre eles Capinzal e Ouro. 

Ouro

A rede municipal de ensino está retomando neste primeiro momento com três turmas do 5º ano, sendo duas da escola Felisberto Vilarino Dutra do bairro Parque e Jardim Ouro e outra na Escola Guerino Riquetti, do bairro Navegantes. Dos 59 alunos, 27 retornaram nesta manhã.

Conforme a secretária da educação, Sirley Almeida, a partir da próxima semana será iniciado o atendimento com as turmas dos quartos anos. Estão sendo adotados todos os protocolos de segurança, desde o embarque dos alunos que utilizam o transporte até a escola, aferição da temperatura, higienização com álcool em gel e distanciamento nas salas.

Sirley lembra que, cabe aos pais autorizar ou não o retorno dos filhos para as aulas presenciais, caso contrário, continuarão recebendo as atividades por meio da plataforma online da Secretaria Municipal de Educação.

Estadual

A Escola Prefeito Silvio Santos está na pendência da contratação de professores. O diretor, Marcio Silva, informou que ainda não tem previsão para a retomada das aulas, dependerá justamente dos profissionais habilitados.

Capinzal

A secretária da educação, Veranice Lovatel, explica que o município é obrigado a oferecer as aulas presenciais, mas são os pais que decidem pelo retorno ou não dos filhos. Quem optar por ficar em casa, não será prejudicado e os estudantes continuarão recebendo as atividades por meio da plataforma on-line.

Neste primeiro momento estão retornando alunos do 5º, 9º e 3º ano do Ensino Médio da rede municipal e estadual, são elas: Viver e Conhecer, Bernardo Moro Sobrinho, Dr. Vilson Pedro Kleinubing, Construindo Sonhos, Ernesto Hachmann, Ivo Silveira, Carlos Jaime da Rocha, São Cristóvão, Belisário Pena e Mater Dolorum.

Vera conta que em algumas escolas teve o retorno de 20 alunos, sendo que nessas foram divididas em duas turmas com 10 alunos, mantendo o distanciamento de um metro e meio. A secretária explica que uma semana os estudantes ficam na escola e na outra semana em casa. Também será dada a oportunidade para alunos do 4º e 8º ano.

A secretária ressalta que é um período de adaptação onde as escolas estão vendo a possibilidade de fazer a organização para a retomada gradual de todas as séries, com todos os cuidados preventivos, desde a chegada dos alunos nos estabelecimentos de ensino com aferição da temperatura, higienização e o distanciamento.  

A ala estadual do Belisário Pena recebe alunos dos oitavos e nonos anos, totalizando uma média de 45 alunos, sendo duas turmas de manhã e duas à tarde. A diretora, Juvane Bazo Pereira, revela que 11 retornaram pela manhã e a escola mantém contato com aqueles que não compareceram. Também são adotadas todas as medidas preventivas.

A Escola de Educação Básica São Cristóvão aguarda pela contratação de no mínimo dois professores dentro de quatro eixos para o apoio pedagógico. Uma turma multisseriada está pronta para começar a partir da próxima segunda-feira (09). São alunos de terceiras e segundas séries do ensino médio e uma de 9º ano. Os atendimentos ocorrerão de segunda a quinta-feira, sendo apenas duas horas por dia onde os professores estarão auxiliando nas atividades.

A diretora Beatriz Leonilde Pelosso de Rossi informa que a equipe mantém contato com os pais ou responsáveis para assinar o termo de reponsabilidade. A educadora também reforça que a escola trabalha na organização dos espaços para garantir que todos os protocolos de segurança sejam respeitados. 

A Escola de Educação Básica Mater Dolorum retoma nesta terça-feira (03) com a 3ª série do ensino médio noturno, totalizando 9 alunos que receberão o apoio pedagógico. Serão duas horas de aula por noite e a partir das próximas semanas serão retomadas de maneira gradativa com outras turmas.

A diretora Giana Martins salienta que os profissionais estarão trabalhando com os alunos que não realizaram suas atividades ou que estão com dificuldades. As aulas ocorrerão de segunda a quinta-feira, sendo que a escola está organizada para esse retorno com todas as medidas de segurança.  


Enquete