Agricultura

ESTIAGEM - Secretaria da Agricultura amplia distribuição de água para consumo humano e animal no interior de Capinzal

  • Marlo Matielo
  • 06/11/2020 10:02
2511161385fa54a482c87a7.87438703.jpg

A Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal está concentrando as suas ações em atender as propriedades rurais castigadas pela estiagem prolongada. 

De acordo com o secretário Leimar Bernardi existe uma demanda muito grande de pedidos para a limpeza e a abertura de bebedouros. São mais de 25 solicitações em andamento. “Já atendemos mais de 70 propriedades com esse serviço nos últimos meses e agora a situação está se agravando” afirmou o secretário. 

Pelo menos cinco propriedades estão recebendo água para os animais em dias intercalados e 06 famílias recebem água para o consumo humano, com o acompanhamento da Defesa Civil municipal. 

Bernardi lembra que o problema vai além da falta de água. Os produtores que optaram pelo plantio do cedo, para produzir silagem, perderam praticamente tudo e aqueles que plantaram sementes de pastagens para o gado leiteiro não germinou e se germinou morreu em função da falta de chuva e do calor. 

O secretário releva que muitos riachos estão secos e a captação de água para atender as propriedades está cada vez mais difícil. “Orientamos os produtores a economizar água até porque as perspectivas de chuva não são muito animadoras para os próximos dias” finalizou Leimar. 

O município está reeditando o Decreto de Situação de Emergência.    


Enquete