Geral

Estiagem leva município de Capinzal a mais um decreto de Emergência

  • Jorge Luiz Soldi
  • 18/11/2020 12:42
11118902955fb541fb783812.24730665.jpg

A Prefeitura de Capinzal publicou no Diário Oficial desta quarta-feira, dia 18, o decreto nº 177 , que declara situação de emergência no município, afetado pela estiagem.

De acordo com a coordenadora  da Defesa Civil Municipal, Elaine Ribeiro Avila, o fator decisivo foi o aumento, nos últimos dias, do número de famílias que precisam receber água em suas propriedades, no interior do município.

O documento informa que a longa estiagem na área rural está causando perdas consideráveis nas lavouras, criação de gado de corte e leiteiro, além da abertura de inúmeros bebedouros nas propriedades rurais.

As estimativas de perdas no setor agrícola também aumentaram nos últimos dias. Dados da Epagri apontam para prejuízos de 45% na produção de leite, 35% no gado de corte,  60% nas lavouras de  no milho para silagem e 55% nas lavouras de milho de grãos.

Ouro

Propriedades rurais da Linha Mazieiro e de Santa Bárbara continuam sendo atendidas pelo caminhão pipa do município com a distribuição de água para o consumo animal. A pequena  precipitação  de chuva dos últimos dias e a pouca vazão dos poços artesianos nessas  comunidades, faz com que as famílias precisem receber água em suas propriedades.




Enquete