Jornal A Semana

EX FUMANTES E O RISCO DE PERDA DENTAL

  • Douglas Varela
  • 03/04/2021 11:05
4947935556068778fcad6f4.54244342.jpg

As doenças pulmonares como câncer de pulmão, enfisema, bronquite, são geralmente as mais lembradas quando pensamos nas consequências do cigarro sobre a saude. Porém, o consumo de cigarros afeta quase todos os órgão do nosso corpo e não é uma surpresa que a saúde bucal também seja atingida.

Observando um estudo realizado em pacientes entre os anos de 1966 e 2008, que efetuaram tratamentos periodontais (tecidos de suporte dos dentes) não cirúrgicos, conhecidos comumente como limpeza dental. Foram considerados pacientes que retornaram para uma visita anual de manutenção, nessas visitas foram coletadas informações quanto a perda dental, motivos e hábitos tabagistas.

O aumento na intensidade do hábito quanto ao aumento no número de cigarros por dia foi associado ao maior risco de perda dental devido a periodontite, esse risco foi 18 vezes maior entre pessoas com hábitos tabagistas severos (mais que 10 cigarros ao dia), do que pessoas que nunca fumaram, outro fator é que pacientes com hábitos tabagistas leve e severos levaram cerca de 15 anos após abandonarem o vício para terem o risco de perda dental semelhantes a pacientes que nunca fumaram. Esse processo ocorre em uma taxa média de 6% ao ano.

Tabagismo é a principal causa de morte e doenças nos EUA. Assim, se a pessoa consome cigarros, charutos ou outro produto o fato permanece: não existe nível seguro/sadio de exposição em um produto, mesmo sendo um derivado. O que determina o prognóstico é por quanto tempo ela foi fumante e do número de cigarros consumidos por dia. No Brasil, o tabagismo responde por cerca de 90% dos casos de câncer bucal.

O papel do Cirurgião Dentista é incentivar o abandono desse hábito e orientar quais os possíveis danos para a saúde do paciente.


Enquete