No ar

Antônio Luiz

Super Bandas

09:30 - 11:59 com Antônio Luiz

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

FORTALEÇA AS INSTITUIÇÕES, ENFRAQUEÇA O RACISMO

FORTALEÇA AS INSTITUIÇÕES, ENFRAQUEÇA O RACISMO

Zelia Maria Bonamigo
Jornalista e Antropóloga
zeliabonamigo@uol.com.br

Se você já pintou ou bordou, sabe o quão fascinante são as cores. O mesmo acontece se, passeando com seus filhos, lhes diz: Vejam o arco-íris!

Eles o verão, mas cada qual ao seu modo. Pesquisadores afirmam que a cor é um fenômeno subjetivo, pois é formada de ondas eletromagnéticas cuja faixa de frequência é captada pela sensibilidade dos olhos humanos.
Do mesmo modo que cada qual vê o arco-íris de forma singular, cada pessoa é diferente, não por causa do cabelo ou da cor da pele, mas porque faz parte de uma Diversidade, o que significa dizer que cada povo tem sua ancestralidade, sua cultura, seu modo de ver o mundo, seu jeito de conceber as coisas.

Então, pense duas vezes antes de repetir o pensamento de Morgan Freeman, sobre parar de falar da questão racial para que dê a impressão de que terminou o racismo, como se o silêncio, por si só, mudasse a realidade social.

Mas você me diz: “Não sou racista, tenho consideração pelos negros”. Veja isso: Pedro, após sair do almoço de negócios, aguarda a chegada do manobrista. Enquanto isso, Adalberto chega para almoçar e tenta entregar a chave para Pedro manobrar o seu carro. Quando Pedro, que é negro, responde que é tão cliente quanto Adalberto, este sente cair a ficha, dando-se conta do preconceito que tem contra pessoas negras.

Aprender a cultura afro-brasileira já faz parte do currículo escolar em todo país, desde 9 de janeiro de 2003 (Lei Federal, 10.639). E aí, você questiona: “Não é injusto que existam cotas reservadas para negros e pardos nas Universidades?”. Leia o que diz Bruno Roque Younes sobre os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Continua, em 20 de novembro de 2020: “É de “56,10% o percentual de pessoas que se declaram negras no Brasil [...], ou seja, dos 209,2 milhões de habitantes do país, 19,2 milhões se assumem como pretos, enquanto 89,7 milhões se declaram pardos. Mesmo sendo a maioria da população, ainda há uma desigualdade infinita”.

E tem mais. Não é porque uma pessoa negra pode entrar numa piscina, no cinema ou usar o elevador comum, que não existe preconceito racial. Saiba que 64% da população carcerária é negra, entre os juízes do tribunal superior, apenas 9% são negros.

Para banir o preconceito racial no Brasil, são necessárias mudanças estruturais políticas e sociais, principalmente em educação, trabalho e emprego. A antropóloga professora Jaqueline Conceição, que atua em Florianópolis-SC, ressalta que o poder público deve permitir aos trabalhadores negros fazer grandes construções políticas.

A persistência nas mudanças torna possível que os corpos marginalizados mudem de lugar social. Segundo a advogada Flávia Pinto Ribeiro (Agência Senado), “uma das medidas necessárias para enfraquecer o racismo é enegrecer todas as nossas instituições, que hoje são brancas, permitindo a entrada do negro [e da negra] nos governos, nos tribunais, nos postos de comando das empresas, das escolas, das universidades”.

Em Curitiba, por exemplo, foi eleita a primeira vereadora negra, em 327 anos de história, a professora e historiadora Carol Dartora. Vamos nessa?


Publicado por: Douglas Varela Data: 30/11/2020 16:47

Fotos

3679868085fc54e0ce4fa50.17905898.jpg

Imagem: Lugares de branco e do negro no Brasil no século 19. (Isso não lhe parece comum ainda hoje?). Crédito: Jean-Baptiste Debret (Imagem: reprodução. Agência Senado).




Principais Notícias

Publicado em 17/01/2021 09:09 por Jorge Soldi

Lesão corporal, saída de pista e ameaça foram as principais ocorrências atendidas pela PM nas últimas horas

Neste sábado, por volta  das 09:24hs  a PM atendeu  ocorrência de lesão corporal na Rua Ernesto Hachman. No [...]

Publicado em 16/01/2021 09:45 por Jardel Martinazzo

Capinzal e Ouro tem 7 pessoas internadas com Covid-19

A Secretaria da Saúde de Ouro registrou dois novos casos do novo coronavírus nesta sexta-feira (15). O boletim aponta [...]

Publicado em 16/01/2021 08:39 por Jardel Martinazzo

Dois acidentes de trânsito com danos materiais no bairro São Cristóvão

No final da tarde e durante a noite desta sexta-feira (15) foram registrados dois acidentes de trânsito com danos [...]

Outras notícias

Publicado em 16/01/2021 09:22

Juízes eleitorais em SC começam a decidir as prestações de contas dos eleitos

    Os processos de prestações de contas para os cargos de [...]

Publicado em 15/01/2021 07:02

Hemosc reforça a necessidade de doação de sangue na temporada de verão

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) reforça a [...]

Publicado em 15/01/2021 06:58

Governo do Estado divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2021

O Governo de Santa Catarina definiu o calendário que fixa os feriados e pontos [...]

Publicado em 11/01/2021 05:57

Jovem de 26 anos gravemente ferido em saída de pista com capotamento em Campos Novos

Um jovem de 26 anos ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito [...]

Publicado em 09/01/2021 12:32

Mulher é socorrida pelos Bombeiros após ataque de abelhas em Ouro

Uma mulher de 55 anos foi atacada por um enxame de abelhas na manhã deste [...]

Publicado em 06/01/2021 22:09

Ouro possui 26 casos ativos do novo coronavírus

A Secretaria da Saúde de Ouro confirmou mais 2 casos positivos para o novo [...]