Jornal A Semana

GENGIVITE - O QUE É, E COMO TRATAR ESSE PROBLEMA

  • Douglas Varela
  • 29/05/2020 16:59
7171752405ed169c3909595.78551617.jpg

A gengivite, como o nome diz, é uma inflamação da gengiva. Ela pode ser tratada, mas a prevenção é fundamental.

Com o acúmulo de placa bacteriana, ocorre o rompimento do equilíbrio agressão/defesa, desenvolvendo uma manifestação inflamatória na gengiva, que a torna um fator de risco para a Periodontite (tema que ira ser abordado na próxima coluna). Não necessariamente uma gengivite evolui para uma Periodontite.

Os sintomas que a gengivite pode apresentar são extremamente desagradáveis: gengivas inchadas de cor vermelha ou purpura, sensibilidade acentuada, sangramento espontâneo ou provocado, mau hálito ou mau sabor na boca. Fique atento se durante a passagem do fio dental ocorrer sangramento ou se o fio vier manchado.

Felizmente a gengivite é um processo reversível. Seu tratamento passa pela ida ao dentista, onde a placa bacteriana será removida, bem como fatores retentivos da placa que dificultam a higiene por meio de escova e fio dental, o paciente será orientado em como realizar sua higiene bucal de forma eficiente, monitoramento dos fatores de risco como diabetes, gravidez, alterações hormonais entre outros.

Prevenir a gengivite é simples. Mantenha uma boa higiene oral, consulte seu dentista regularmente, pois a prevenção sempre é melhor e mais barata que um tratamento. Cuide da sua saúde tomando hábitos saudáveis para a sua vida.

 

 


Enquete