Cinquentenário

Grupo de Liturgia Nossa Senhora dos Navegantes comemora 50 anos de atividades

  • Marlo Matielo
  • 10/05/2020 07:58
3421153175eb7df161d2341.21965140.jpg

Foto acervo

Por Luiz Pedro Scarton

O Grupo de Liturgia Nossa Senhora dos Navegantes iniciou suas atividades na celebração da santa missa das 08:00 horas, do dia 10 de maio de 1970, segundo domingo do mês.

Como surgiu?

Por ocasião da festa do padroeiro, São Paulo Apóstolo, o pároco, frei Dionísio Galvan, celebrava um tríduo e, para cada noite, convidava alguns segmentos de empresas de Capinzal e Ouro.

Fui então designado para representar o segmento da indústria num desses dias do tríduo.

Nesta celebração fiquei responsável de fazer uma leitura. Nunca havia feito uma leitura na igreja. Me deram a bíblia numa mão e o microfone na outra e sem nada para apoiar a bíblia. Nem vamos comentar a saia justa e do quase fiasco total, mas sobrevivi.

Nesta época eu participava de um grupo de se intitulava “criatividade” e se reunia todos os domingos pela manhã numa sala anexa ao seminário. Numa dessas reuniões comentei da dificuldade que enfrentei naquela celebração, da dificuldade de me apresentar em público. Cabe destacar que o grupo não era composto só por católicos - participavam pessoas de outras denominações cristãs.

Diante do fato narrado, o coordenador, frei André Bocheco, propôs ao grupo participarmos da animação das santas missas em algumas ocasiões. Proposta aprovada e uma comissão ficou encarregada de programar a nossa participação em uma santa missa por mês.

E assim nasceu o Grupo de Liturgia Nossa Senhora dos Navegantes que participou, pela primeira vez, na animação de uma santa missa no dia 10 de maio de 1970, em um belo domingo ensolarado, às 08:00 horas na igreja matriz São Paulo Apóstolo tendo como celebrante o pároco, frei Dionísio Galvan.

Devemos destacar que na época não havia violeiros ou similares, apenas em ocasiões especiais a professora de piano, dona Fabíola, tocava na igreja e o coral Santa Cecília ou um grupo de cantores escolhidos a dedo, cantava.

Nestes 50 anos de atividades muitas pessoas fizeram parte deste grupo, uns ainda permanecem até hoje e outros saíram e formaram outros grupos de liturgia. Entre altos e baixos, com mais ou menos dificuldades estamos, nesta data, comemorando nosso cinquentenário de atividades ininterruptas.

Destacamos aqui o casal Luiz Pedro Scarton e Eliza Guerra Scarton, ainda estão conosco, desde sua criação, e Maria Dorini Tessaro que alguns anos após ingressou no grupo e permanece conosco.

Agradecemos a todos os que por esse Grupo passaram e aos que estão conosco nos dias atuais e convidamos todos para acompanhar a missa de ação de graças neste dia 10 às 08:30 horas direto da igreja matriz São Paulo Apóstolo que será transmitida pela fanpage da Paróquia e da Rádio Capinzal e, também, pela Rádio Capinzal.


Enquete