Jornal A Semana

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL: A MATEMÁTICA DO SÉCULO XXI

  • Douglas Varela
  • 13/09/2020 08:38
9945089995f5e04f1422120.65261541.jpg

A inteligência artificial é uma das mais fascinantes ciências da atualidade. Ela está por trás de todos os impactos e transformações que indivíduos, carreiras, governos e nações estão enfrentando.

Por isso é crucial aprender identificar oportunidades criadas neste novo cenário. De maneira simples, a inteligência humana envolve a habilidade de raciocinar, planejar, resolver problemas, pensar de forma abstrata, compreender ideias complexas, aprender rápido e aprender com experiência. Já a inteligência da máquina é apenas uma sequência de instruções, eles não possuem capacidade de se adaptar e por meio de códigos, falamos exatamente o que a máquina deve fazer. Enquanto isso, a inteligência artificial está exatamente no meio desses dois extremos, é a junção da capacidade de interpretar códigos e instruções pré-definidas e ao mesmo tempo interpretar e aprender com os dados por meio do que chamamos de machine learning (máquinas que aprendem).

Não pense que a inteligência artificial é algo distante da sua realidade, apesar de como os filmes de ficção científica relatam, a verdade é que você tem contato com a Inteligência quando você abre o Netflix e vê as recomendações de filmes baseados no que você assiste. Quando você usa Waze ou Maps e ele define a melhor rota e até no seu feed do Instagram ou Facebook.

E aí deveríamos nos preocupar em sermos substituídos? Um pouco, de fato, pois teremos que nos reinventar. No entanto, isso não é motivo para pânico, pois na história da humanidade, já passamos por isso diversas vezes: Na 1° e 2° revolução industrial, na revolução digital e com o avanço da inteligência artificial passaremos por uma quarta onda de mudanças onde precisaremos aprender novas habilidades.

 


Enquete