Jornal A Semana

LIVRO DE TOMBO, IMPORTANTE FONTE DE PESQUISA

  • Douglas Varela
  • 24/07/2020 10:23
3361630355f1ae1772b2ae7.81623267.jpg

Imagem: Primeira página do Livro de Tombo da Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal-SC. Crédito: Frei Emerson José Orane.

Zélia Maria Bonamigo
Jornalista e Antropóloga
zeliabonamigo@uol.com.br

Alguns de vocês já devem ter manuseado um Livro de Tombo, mas outros podem se perguntar: ― Que bicho é esse? É algum livro que foi encontrado caído no chão? Por que tem esse nome? Onde encontrá-lo? ― Pois bem, conheça algo de sua importância e como você pode pesquisar em um deles.

Retrospectiva. A palavra Tombo significa registro, inventário, no Direito Português. Conforme o Setor de Informações e Serviço de Lisboa, a partir do final do século XIV, o mais importante arquivo português foi denominado Torre do Tombo, nome originado no fato de que “os principais documentos do Reino, tal como o Livro de Tombo, se guardaram na torre albarrã do Castelo São Jorge” (1), em Lisboa (Portugal).

Como a torre foi destruída pelo terremoto de 10 de novembro de 1755, o restante da documentação, encontrada entre as ruínas, foi levada para o Convento de São Bento da Saúde, hoje Assembleia da República, e ali permaneceu até a inauguração de novo espaço.

Assim, segundo a Câmara Municipal de Lisboa, “o organismo Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, resultante da fusão, em 1992, da Torre do Tombo com o Instituto Português de Arquivos, foi substituído pelo Instituo dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, criado em 1997, imóvel que se tornou Monumento de Interesse Público” (1).

Livro de tombo. Ao dar nome àquela torre, o Livro de Tombo mostra ser aquele no qual se registram atos de valor histórico e procedimentos administrativos importantes que se realizam no dia a dia de pessoas jurídicas canônicas, costume conservado até os dias atuais.

Livros de Tombo na Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal-SC. De acordo com Frei Emerson José Orane, o primeiro Livro de Tombo começou na Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal-SC em 19 de setembro de 1935, conforme consta na sua primeira página:

Servirá este livro por mim numerado e rubricado com o meu nome que diz Frei Archanjo Moratelli O.F.M. para o tombo da Paróquia São Paulo Apóstolo de Capinzal e leva no fim o termo de encerramento por comissão do Bispo Diocesano. Lages, 19 de setembro de 1935. Frei Archanjo Moratelli.

Sobre quantos já foram escritos e se há muita procura para leitura e pesquisa do Livro de Tombo, Frei Emerson José Orane relata: “Estamos no volume 5 dos Livros de Tombo. Às vezes existe uma procura para pesquisa, mas é muito esporádico. Continuamos a fazer os registros para alimentar o livro”.

E você? Conhece edifícios de interesse público em Lisboa? Visite:

(1).

Agora que você já sabe que o Livro de Tombo é importante fonte de pesquisa, e que, talvez, seja um seu desconhecido, que tal programar uma visita pessoal e ler os registros que lá se encontram? A pesquisa abre o entendimento da História. Vamos nessa?

 


Enquete