Social

No Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, secretário revela que números não refletem a realidade em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 15/06/2020 09:55
1349700545ee770bb4b5f33.19475273.jpeg

Nesta segunda-feira, 15 de junho, é o Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Declarada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, em 2006, a data busca conscientizar a sociedade da existência da violência contra esse público e prevenir novos casos.

Através do projeto "Doses diárias de afeto", o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) de Capinzal traz está campanha como causa maior. O mês Junho Violeta é um mês inteiro dedicado à proteção das pessoas idosas. Oficialmente, o dia 15 de junho deve ser lembrado com a finalidade de repudiar todo ato de violência cometido em desfavor da pessoa idosa e que a sociedade em geral deve estar atenta às diversas formas de violência, principalmente neste momento de isolamento social em virtude da pandemia.

A coordenadora do CRAS, Roseli Fátima da Silva, destaca que devido ao novo coronavírus, as atividades precisaram ser reformuladas, mesmo assim o contado com o público do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e as famílias atendidas pelo PAIF (Proteção e Atendimento Integral à Família) é feito por meio do telefone e grupos de aplicativo de celular. As visitas são feitas em casos de extrema necessidade, com os devidos cuidados.  Além disso, através do site da prefeitura e da fanpage são repassadas algumas informações e orientações sobre os diversos temas e campanhas.

O secretário de Assistência Social, Thiago Casara, revela que neste ano foram registradas três ocorrências de violência de idosos. Além disso, estão sendo acompanhadas 35 famílias onde houve algum tipo de violência de idoso. O servidor cita que os números não refletem a realidade do município, tendo em vista a omissão das próprias vítimas, na maioria das vezes pelo medo de represálias, geralmente os familiares.  Além da violência física, também são registradas violência sexual, moral, financeira e psicológica. 

Casara reforça a importância da denúncia através dos órgãos de segurança pública como polícias civil, militar e disk 100 para que possam descrever as condutas e a partir daí a Secretaria de Assistência Social tenha o conhecimento dos fatos e tome as medidas necessárias.

As imagens destacadas na arte, são as crianças e idosos que fazem parte do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do município. As mesmas tem como objetivo trazem algumas reflexões e auto avaliação:

Como estamos cuidado nossos idosos? Seja na família na comunidade? Estamos ensinando nossos filhos a respeitar nossos idosos?

Roseli lembra que o CRAS está com atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17 horas, na Rua Vereador Rolindo Casagrande, nos fundos do terminal rodoviário e ao lado da Unidade de Saúde Central.  


Enquete