No ar

Governo

Voz do Brasil

21:00 - 21:59 com Governo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

O QUE TEMOS, O QUE QUEREMOS

O QUE TEMOS,  O QUE QUEREMOS

A Medicina de ponta, tal e qual representada nas séries de televisão e por vezes verificada na prática, está a serviço da população por meio da oferta de recursos bastante primoroso do ponto de vista técnico: maquinários modernos empregados em cirurgias, medicamentos biológicos muitas vezes importados, profissionais com formação rica e aprofundada na sua área de atuação. Muitas vezes invejados, tais centros acabam sendo tidos como a referência em bons resultados, sendo assim o local mais desejado por quem se encontra enfermo e esperando, a grande custo, uma vaga para internação. Historicamente conceituados por terem sido a casa de profissionais que marcaram sua época, esses hospitais de referência merecem ser respeitados não apenas pela importância social que detém no presente, mas também pelo nível de desenvolvimento arduamente cultivado lá dentro, dia após dia, por anos a fio, até que o prodigioso destaque fosse finalmente conquistado.

Pensemos agora como atingir esse marco: contar com um hospital de primeiro mundo disponível para a população. Sem sombra de dúvida, recursos financeiros são mais do que necessários – lembrando aqui que até mesmo um copo plástico usado para beber água tem seu preço agregado -; em segundo lugar, nenhum serviço qualificado pode ser realizado sem que um bom profissional esteja disponível para realizá-lo e por fim, mas não menos importante, precisamos de pesquisa científica local ou pelo menos nas proximidades para promoção de melhorias. Analisando o primeiro ponto desse tripé, já é possível identificar um grande obstáculo: fundos de investimento... Onde consegui-los? E mais: como dividi-los entre tantos serviços que devem ser concluídos? Nada mais certo do que priorizar a demanda mais exuberante naquele contexto e assim desembocar o grosso dos recursos nesse setor, sem esquecer dos demais alicerces que certamente requerem capital para continuarem funcionando. Aqui faremos uma ligação com o segundo item do tripé: mão de obra qualificada tem seu preço, principalmente pelo tempo e empenho que demandou para ser forjada, assim como pela disputa em que se insere dentro do mercado de trabalho... Ganha quem oferece mais, mas não necessariamente um valor em dinheiro, mas sim ganhos alternativos, sobressalentes, que muitas vezes acabam não sendo compreendidos pelo grande público. O que nos leva ao terceiro item.

O ganho de conhecimento! Pesquisa, descobertas, aprimoramentos... De nada adianta contarmos com o equipamento mais moderno sem um profissional atualizado que o manuseie da maneira mais adequada e descubra como explorá-lo progressivamente. É a ciência que coloca às portas da população as resoluções paras as doenças e explica o porquê de cada procedimento ser realizado da maneira como é. São evidências numéricas que representam uma população cuidadosamente manejada para evitar viés (falhas) e que respaldam tanto o que é feito rotineiramente dentro dos hospitais, quanto as melhorias que ainda estão por vir. Nesse aspecto, é de extrema importância que a pesquisa seja realizada no local em que se deseja implementar determinada ação em saúde, ao passo que cada contingente humano possui suas particularidades tanto em relação a características, quanto a necessidades. Assim, um centro médico também é um centro de estudo! A epidemiologia anda junto com a medicina preventiva e são elas as grandes responsáveis por termos maravilhas da medicina lá no final da estrada.

Comecemos no dia de hoje a incentivar a pesquisa para que possamos também estar sendo assistidos por centros de ponta em um futuro próximo. O que temos hoje é uma janela de oportunidades para o que realmente queremos e precisamos em relação ao cuidado com nosso próprio corpo.

 

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 23/11/2020 09:37



Principais Notícias

Publicado em 19/01/2021 10:27 por Jardel Martinazzo

Robson Masson autoriza a construção de rampa com acessibilidade à sede do Poder Legislativo de Ouro

O presidente da Câmara de Vereadores do município de Ouro, Robson Masson assinou na manhã desta terça-feira, dia [...]

Publicado em 19/01/2021 09:22 por Jardel Martinazzo

Diocese de Joaçaba celebrará Frei Bruno com Novena e Romaria Virtual

Um dos maiores eventos de fé da região meio-oeste de Santa Catarina, a Romaria Penitencial a Frei Bruno, será [...]

Publicado em 19/01/2021 06:15 por Jardel Martinazzo

Altair Silva é novo secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC

A Secretaria da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de Santa Catarina tem um novo gestor. O deputado [...]

Outras notícias

Publicado em 19/01/2021 06:33

Capinzal e Ouro atualizam dados sobre a Covid-19

A Secretaria da Saúde de Capinzal informou que há 2.509 casos confirmados do [...]

Publicado em 18/01/2021 06:49

Rodovia SC-390, na Serra do Rio do Rastro, está interditada temporariamente

A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) informa que a [...]

Publicado em 16/01/2021 09:22

Juízes eleitorais em SC começam a decidir as prestações de contas dos eleitos

    Os processos de prestações de contas para os cargos de [...]

Publicado em 15/01/2021 07:02

Hemosc reforça a necessidade de doação de sangue na temporada de verão

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) reforça a [...]

Publicado em 15/01/2021 06:58

Governo do Estado divulga calendário de feriados e pontos facultativos de 2021

O Governo de Santa Catarina definiu o calendário que fixa os feriados e pontos [...]

Publicado em 11/01/2021 05:57

Jovem de 26 anos gravemente ferido em saída de pista com capotamento em Campos Novos

Um jovem de 26 anos ficou gravemente ferido em um acidente de trânsito [...]