Jornal A Semana

Obras da PCH São Carlos completam 04 meses

  • Douglas Varela
  • 13/09/2020 07:45
3336552275f5cc3a484a4a7.22286780.jpeg

As obras para a implantação da PCH São Carlos no Rio do Peixe, entre a comunidade de São Carlos (Lacerdópolis) e o Distrito da Barra do Leão (Campos Novos), completam quatro meses nesta sexta-feira, dia 11. A execução está a cargo da Fraga Construções e Projetos de Braço do Norte (SC), contratada pela São Carlos Energia Ltda, com sede em Xanxerê.

De acordo com o engenheiro civil Cleiton Gewehr, responsável técnico da obra, nestes 120 dias de atividades foram realizadas escavações no desemboque do túnel, a mudança do traçado da estrada municipal, supressão da vegetal, escavação em argila e em rocha na região da casa de força, terraplenagem para o canteiro de obras e a montagem dos escritórios.

O material retirado das escavações – argila e rochas - está sendo aplicado na construção da ensecadeira na margem direita do rio. Também está sendo iniciada a construção civil de uma subestação. O túnel que levará a água do reservatório até a casa de forças terá 520 metros de comprimento e 11,5 metros de diâmetro.

A chuva registrada no mês de julho – foram 11 dias - prejudicou o cronograma prévio da obra, mas a estabilidade verificada durante todo o mês de agosto permitiu recuperar o tempo perdido. A pandemia da COVID-19 não trouxe qualquer transtorno ao projeto. Nenhum dos atuais 24 funcionários – operadores e motoristas – apresentou suspeita ou contraiu o vírus.

De acordo com o engenheiro Cleiton Gewehr a previsão é iniciar a parte de construção civil na casa de força e na barragem a partir de dezembro deste ano, mais tardar janeiro de 2021. Os condutos e as turbinas para a geração de energia já estão sendo produzidos.

A empreiteira estima contar com aproximadamente 200 funcionários - entre próprios e terceirizados – durante o pico da obra. A previsão é que até o final do ano inicie a contratação de serventes, carpinteiros, pedreiros, armadores, eletricistas, motoristas de ônibus e cozinheiras. As contratações se darão através dos postos do SINE da região.

O empreendimento

A PCH São Carlos terá uma barragem em concreto de 05 metros de altura e comportas basculantes de 03 metros de altura, totalizando em barramento de 08 metros.

Será composto de vertedouro na região central do barramento, tomada de água, túnel de adução, casa de força adicional no barramento, chaminé de equilíbrio, condutos forçados, casa de força principal e canal de fuga.

A potência a ser instalada é de 15.200 kW, a geração de energia será de 8.340 kW e a área do reservatório, incluindo a calha do rio, será de 14,60 ha. A obra está orçada em quase R$ 81 milhões.

O prazo para execução é de 17 meses com previsão de entrega para o primeiro semestre de 2022.

 


Enquete