Jornal A Semana

OS SEUS COLABORADORES NÃO SÃO ROBÔS

  • Douglas Varela
  • 12/04/2021 08:26
39373592360742e8a7d5fb7.86208028.jpg

O professor Gary Hamel, responsável pelo laboratório de inovação da London Business School, em seu novo livro “Humanocracy”, destaca que ninguém gosta de ser chamado de capital humano. Para o autor, os profissionais querem ser tratados como adultos e não como instrumentos para produzir resultados. Segundo o renomado professor, o empresário não pode tratar os seus colaboradores como robôs. É necessário escutá-los; é preciso que tenham voz na empresa.

Se forem tratados como mera força de trabalho, eles nunca terão motivação para melhorar o seu desempenho, para auxiliar a empresa a buscar bons resultados. Jamais pensarão em ajudar a empresa a ter mais valor para os seus clientes. Por isso, é necessário superar essa cultura organizacional que massacra os colaboradores, tratando-os apenas como “máquinas de produção”. Dê aos empregados a oportunidade de aprender; de participar de seu negócio. Escute-os sempre. Eles podem oferecer boas ideias para o seu empreendimento melhorar o desempenho. As maiores inovações surgem de ideais oferecidas por colaboradores. Por isso, é fundamental dar autonomia e audiência a quem faz o negócio andar.

Segundo o professor Gary Hamel, as estruturas burocráticas infantilizam os funcionários. Trata-os como se fossem crianças, com todos os tipos de regras e supervisão. Isso não é adequado e correto. É necessário mudar essa lógica. É fundamental dar às pessoas habilidade de negócios. Elas precisam encontrar nas empresas oportunidades de aprender, crescer, resolver problemas e prosperar. Por isso, é imprescindível dar poder às pessoas, para que os resultados apresentados sejam satisfatórios para todos.

Essa postura inovadora de gerir os negócios fará com que os colaboradores passem a pensar no trabalho; a oferecer aos empregadores novas soluções para os problemas da empresa. Desse modo, o empreendedor terá toda a capacidade humana empregando a sua energia criativa para transformar a empresa em um ambiente produtivo, saudável e feliz. Todos ganharão com essa nova postura.

 

 

Enquete