Agricultura

Ouro se mobiliza para erradicar a tuberculose do rebanho bovino; foco suspeito de brucelose será analisado

  • Jardel Martinazzo
  • 14/06/2019 10:58
9890722575d03ae1dd9cc98.96165520.jpg

Buscando erradicar a tuberculose, a prefeitura de Ouro realizou na noite de quinta-feira (13) uma reunião no salão comunitário de Novo Porto Alegre. O encontro contou com aproximadamente 100 produtores de várias comunidades, do prefeito Neri Miqueloto, representantes da CIDASC, EPAGRI, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Secretarias da Agricultura e da Saúde.

No final de maio o médico veterinário, Felipe Schaab, da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) confirmou três focos da doença no município e uma contaminação em um morador. No dia 03 de junho ocorreu uma reunião extraordinária onde foi definido um plano de ação.

Na oportunidade os profissionais de saúde e sanidade animal fizeram algumas explanações sobre o tema e reforçaram a importância do engajamento de todos os produtores. O mesmo ocorreu no encontro desta quinta e será reforçado na reunião da próxima terça-feira, dia 18, na comunidade de Linha Bonita, a partir das 19 horas.

O médico veterinário Felipe Schaab destaca que o objetivo do encontro é dirimir quaisquer dúvidas dos produtores sobre o assunto e conscientizá-los quanto à importância de quando forem adquirir ou vender animais para que tenham os exames de brucelose e tuberculose, e tirar o GTA. Essa atitude previve a transmissão da doença para outras propriedades.  

Durante sua manifestação o profissional confirmou que além das três propriedades interditadas por conta da tuberculose, durante exame de rotina em uma propriedade constatou-se focos de brucelose em dois animais. O material coletado será encaminhado ao laboratório para o exame confirmatório.   

“Só depois de sair esse exame confirmatório é que a gente vai saber se os animais realmente são positivos ou não”, destacou Felipe.

O profissional lembra que as duas doenças são causadas por bactérias, como são zoonoses, passam ao ser humano, principalmente pela ingestão de produtos de origem animal crus, ou mal sozinhos, como leite e derivados que não foram pasteurizados.

O prefeito Neri Miqueloto ficou satisfeito com a participação dos agricultores e durante sua manifestação ele reforçou que além de oferecer profissionais para dar o suporte necessário, o município também irá subsidiar parte dos exames nos animais. Ele confirmou que cada produtor terá que desembolsar R$ 10,00 por amostragem e o restante será por conta da prefeitura.

 (ouça abaixo)

 


Enquete