Jornal A Semana

Portaria estabelece novas medidas para o controle de Brucelose e Tuberculose em SC

  • Douglas Varela
  • 23/10/2020 14:00
17718353765f92d826668ae5.44517218.jpg

A Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) mantém com a fiscalização em uma propriedade rural de Capinzal e outra em Ouro as quais possuem focos de tuberculose em bovinos. A informação foi confirmada pelo médico veterinário, Felipe Hanauer Schaab.

No ano passado, depois da constatação de focos no município de Ouro, as equipes da CIDASC, Secretarias de Agricultura e Saúde realizaram uma sequência de seis palestras setorizadas quando foram reunidos representantes de todas as comunidades e repassadas orientações aos produtores. Muitos concordaram em realizar os testes em seus rebanhos.

Conforme o médico veterinário, depois de todo o trabalho e realização dos exames nos animais, as seis propriedades que tiveram registro de focos de tuberculose foram saneadas. Os três primeiros casos foram registrados em maio de 2019, tendo ainda na época o registro de um caso de contaminação em ser humano no município de Ouro.

Schaab reforça que a partir de novembro deste ano entrará em vigor a portaria 16/2020 da Secretaria de Agricultura do Estado que tem como objetivo o controle da brucelose e a tuberculose em Santa Catarina. Cada propriedade leiteira deverá realizar testes de tuberculose em todos os bovinos e bubalinos, em intervalos de três anos. Além disso, o leite produzido terá que ser testado para a brucelose pelo menos uma vez ao ano. Serão utilizadas as amostras coletadas pelos laticínios.

“Reforçar a importância de sempre comprar e vender bovinos com exames de brucelose e tuberculose negativos e dentro da data de validade. Sempre transportar os animais com a presença da GTA, esses requisitos são obrigados no nosso estado e só vamos conseguir erradicar essas doenças com todo mundo trabalhando junto, com o mesmo objetivo”, destacou Felipe.

 


Enquete