Geral

Projeto Indústria/Escola fomenta qualificação do mercado de trabalho em Campos Novos

  • Jardel Martinazzo
  • 15/05/2021 12:43
1992184599609feca3043084.84035690.jpeg

Na quarta-feira, dia 12 de maio, a Administração Municipal realizou diversos encontros com indústrias e escolas da cidade de Campos Novos, para desenvolver o projeto Indústria/Escola.

O projeto é uma parceria da Prefeitura de Campos Novos, com o Senai de Campos Novos e o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Lages e Região Serrana de Canta Catarina (SIMMMEL) de Lages.

O vice-prefeito Gilmar Marco Pereira acompanhou a visita do presidente do Simmmel, Everaldo Wiggers e Fábio Tosatti, Diretor Executivo, para conhecer melhor o projeto e também repassar para as Indústrias e escolas do município.

A Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, que acompanha o projeto, tem como intenção aproximar e mostrar que as vagas de trabalho na indústria são altamente rentáveis e com salários acima da média.

 Como roteiro do projeto, duas indústrias da cidade foram visitadas: Bruno Industrial e Estrutural Zortéa.

Os Departamentos de Pessoal das empresas receberam a comitiva, repassando informações dos processos, das necessidades, das principais dificuldades de contratação e reforçaram o compromisso das empresas com a formação dos funcionários.

Na Bruno Industrial, a coordenadora de RH Celine Loss Franken relatou que uma das grandes dificuldades da empresa é a permanência dos jovens que entram na empresa, apesar de a empresa ter planos de carreira e oferecer cursos de formação para os colaboradores. Ela complementa dizendo que a empresa investe em cursos de aprimoramento dos colaboradores e que o projeto é essencial para a capacitação e aproximação das indústrias com o Senai e o mercado de trabalho.

Na Estrutural Zortéa, Jair Zini, também do RH, reforçou os cargos em que a empresa tem maior dificuldade de contratação, pela falta da mão de obra especializada, e que o projeto é de grande importância não apenas para a empresa, mas para as pessoas que buscam a vaga no mercado de trabalho e para toda a região de Campos Novos.

Já no gabinete, as escolas municipais, estaduais e particulares foram recebidas pelo vice-prefeito para alinhar as questões de aproximação entre indústria e escola. “O próximo passo é fomentar a qualificação dos professores para auxiliar na divulgação do projeto e sua importância”, salientou o vice-prefeito.

“Uma das premissas deste projeto vem ao encontro dos anseios da Administração Municipal na qualificação profissional de jovens e adultos, inserindo no mercado de trabalho e consequentemente aumentando a qualidade de vida”, complementou o prefeito Silvio Alexandre Zancanaro.

Fonte: Assessoria de Imprensa


Enquete