Memória - Jornal A Semana

Queda da estrutura da quadra esportiva da Escola São Cristóvão completa 14 anos

  • Marlo Matielo
  • 16/11/2016 08:14
2116146488582c24fac2ba64.64995769.jpg

No dia 13 de novembro de 2002, portanto há 14 anos, ocorria a queda da estrutura pré-moldada da quadra esportiva da Escola de Educação Básica São Cristóvão em Capinzal. O assunto ganhou repercussão regional e foi o destaque principal da edição 082 do Jornal A Semana.

O acidente ocorreu no início da manhã quando alunos e professores já estavam em sala de aula. De acordo com o relato da época, em poucos segundos toneladas de concreto foram ao chão causando um grande susto aos que estavam nas imediações.

A obra estava sendo executada pela empresa Construpave de Curitiba (PR), mas a estrutura em concreto era de responsabilidade da Pré-Moldar da cidade de Ibirama (SC).  No momento na queda não havia ninguém na obra, os operários estavam tomando o café da manhã e não houve feridos. Apenas um caminhão guincho que estava no interior da quadra foi atingido pela estrutura e ficou parcialmente danificado.

O prejuízo total estimado foi de R$ 45 mil. Por conta do acidente, a obra que deveria ser entregue no mês de janeiro de 2003 precisou ser toda refeita.

Um dos engenheiros responsáveis pela construção registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Capinzal informando que a queda da estrutura pode ter sido provocada por um parafuso mal apertado ou por algum choque no momento da descarga da estrutura que estava no caminhão, o que provocou o efeito dominó.

A Associação de Pais e Professores (APP), no entanto, contestou a versão do engenheiro afirmando que já havia alertado sobre a fragilidade da estrutura da base.


Enquete