Geral

Rádio Capinzal e Rede Feminina realizam live na abertura do Outubro Rosa

  • Jardel Martinazzo
  • 02/10/2020 08:20
21059461675f773e630b87c8.46343922.jpeg

A Rádio Capinzal e o Jornal A Semana, em parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer, realizou na noite desta quinta-feira (01) uma live na abertura do Outubro Rosa. A campanha, que aborda o tema “Prevenção e Qualidade de Vida” visa à disseminação de dados preventivos e ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

O primeiro encontro online, promovido pela Rede, teve a participação da presidente, Rosalva Maliska, da segunda secretária, Márcia Pereira, do Dr. Marcio Tomasi, especialista em Ginecologia e Obstetrícia e Dra. Camila Maziero, Biomédica.

Ao longo de pouco mais de uma hora, os convidados abordaram sobre os cuidados com a saúde e atitudes a serem tomadas diante de um diagnóstico positivo de câncer. Também foi apresentada a programação da campanha de prevenção ao câncer de mama e colo de útero.

Marcia Pereira  falou a respeito do autocuidado, a importância e os principais tipos. Ela frisou que muitas pessoas acabam dando prioridade aos outros e se esquecem do cuidado próprio, e isso não tem nada a ver com egoísmo, e sim, amor próprio. Ela também compartilhou sua experiência com a doença.

Rosalva Maliska explicou o surgimento do Outubro Rosa pelo mundo e lembrou quando a campanha iniciou em Capinzal. Também destacou as demais atividades desenvolvidas, as conquistas alcançadas pela Rede Feminina ao longo dos seus 20 anos e parabenizou todas as voluntárias que fazem parte dessa história.

Dr. Marcio Tomasi esclareceu o que é o câncer de mama e abordou o tema “Quanto Antes Melhor”.  O profissional ressaltou a importância do diagnóstico precoce, explicou os métodos de diagnóstico como a mamografia, citou os sintomas, tipos de tratamento e a partir de que momento as mulheres devem ficar atentas.

Dra. Camila Maziero finalizou destacando sobre os procedimentos estéticos durante o tratamento de câncer e voltou a chamar atenção para a importância da prevenção e o diagnóstico precoce. Também disse a experiência vivida pela mãe e os cuidados que vem tomando, tendo em vista a possibilidade do diagnóstico.  

Programação

No sábado (03) será realizada a Missa de Ação de Graças, às 19 horas, na igreja Matriz São Paulo Apóstolo. No dia 30 de outubro, live de encerramento pela Rádio Barriga Verde com a participação da psicóloga Daiane Cardoso, da segunda secretária, Marcia Pereira e da presidente, Rosalva Maliska.

Exames

A Rede iniciou a campanha de mamografia e ultrassonografia para mulheres acima dos 40 anos, ou, com indicação médica. As mulheres colaboram com 50% do valor que é R$ 50, é necessária a requisição médica. Durante todo o mês a entidade está atendendo para preventivo de colo de útero, sem custo, por meio de agendamento.

Camisetas

Rosalva confirmou que mais de mil camisetas foram comercializadas, sendo que os interessados devem fazer a reserva através dos telefones das voluntarias. As camisetas ou baby-look custam R$ 22,00. Os pedidos poderão ser feitos através de WhatsApp: 99983-5083( Rosalva), 98438-4901(Ema), 99971-0302(Silvia), 99926-0293 (Márcia), 99920-7161(Lucinda) e 99932-1718 (Linda).

Confira:

MazieroMaziero
 
Detected language : English
 
 

Enquete