Jornal A Semana

RÁDIO CAPINZAL: 40 ANOS FAZENDO HISTÓRIA COM A COMUNIDADE!

  • Douglas Varela
  • 21/12/2020 10:10
15618447625fe09f18ae1ab4.85694003.jpg

Sempre fui um apaixonado por rádio. Quando adolescente, acordava de madrugada para ouvir, no rádio de velas de meu saudoso pai, o programa do Zé Béttio de São Paulo e após ouvia a Rádio Sulina de Capinzal. O rádio faz parte da cultura do povo brasileiro e as inovações tecnológicas, passaram a dar maior empolgação às transmissões radiofônicas.

Como professor de História e fascinado pelo passado, neste artigo desejo que os leitores saibam como nasceu a Rádio Capinzal e, compreender que antes dela o município teve a Rádio Sulina e a Rádio Clube que foram extintas.

A bela história da Rádio Capinzal iniciou em 05/12/1980, sendo empreendimento do empenho de empresários locais como Benoni Viel e Armando Viecelli (do ramo de venda de automóveis), Saul Parisotto (do ramo comercial e proprietário do antigo Cine Glória) e dos irmãos D'Agostini: Osvaldino, Ozires e Orvalino (do ramo comercial). Estes conseguiram toda a tramitação legal, em Brasília, junto ao Ministério das Comunicações para o funcionamento deste veículo de comunicação, não apenas tendo fim lucrativo, como rádio comercial, mas para defesa dos interesses da região e na prestação de serviços à comunidade.

Com estes objetivos e na visão empreendedora, estes empresários alternaram-se na direção da emissora até o final da década de 90, quando o controle acionário foi adquirido por novos sócios que mantiveram o objetivo de seus fundadores, ou seja, ter excelência na prestação de serviços junto da comunidade.

Por vinte anos a sede da emissora esteve nos altos da Avenida quinze de Novembro, atualmente é a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Em 05/12/2000 para celebrar seus vinte anos, inauguram-se modernos estúdios, em novo endereço, na Rua Carmelo Zocoli, 205, na parte térrea do Centro Social São Francisco de Assis, no centro de Capinzal, onde permanece até os dias atuais.

Em cinco 05/12/2020 foram celebrados 40 anos de fundação deste importante meio de comunicação, mesmo com as implicações da pandemia, os baluartes desta emissora, os ouvinte e os seus colaboradores, festejaram essa importante data, pois, o trabalho imparcial e dinâmico da Rádio Capinzal continua dando credibilidade a quem não perdeu sua marca original que é levar informação de forma alegre e descontraída, mas, sem deixar de lado o profissionalismo. Estes fatores tornam essa emissora a mais ouvida e querida entre os capinzalenses e ourenses, bem como na região do Baixo Vale do Rio do Peixe.

Não é possível mencionar a Rádio Capinzal, sem lembrar outro meio de comunicação, onde escrevo neste momento, que é o jornal A Semana, do qual tenho orgulho em fazer parte, como colunista, deste de sua primeira edição. Este Semanário em 2021 irá completar 20 anos de fundação!

A emoção toma conta deste que vos escreve, pois quarenta anos é tempo mais que suficiente para se comprovar a solidez da boa semente, quando plantada, permanece viva e vai dando seus frutos que são reconhecidos pelo povo ordeiro, trabalhador e dinâmico de toda a região aonde as ondas desta emissora pode chegar.

A Rádio Capinzal fez e faz história junto com sua comunidade! Ela tem seus infinitos fãs, para citar um exemplo, minha sogra, Dona Wonni que passa o seu dia, em uma cadeira de rodas, ouvindo essa fantástica emissora.

Parabéns Rádio Capinzal! Sucesso aos seus diretores: Luiz e Sergio Scarton pelo empreendimento e dinamismo em estar gerando, de forma direta 14 empregos e, por contribuir com a prosperidade e bem-estar do meu querido povo de Capinzal e toda região!

Vida longa para a nossa fantástica e empolgante Rádio Capinzal!

Até o próximo! Deus abençoe todos!

 

Enquete