No ar

Marlo Matielo

Integrado BRF

11:35 - 11:44 com Marlo Matielo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

RÁDIO CAPINZAL: 40 ANOS FAZENDO HISTÓRIA COM A COMUNIDADE!

RÁDIO CAPINZAL: 40 ANOS  FAZENDO HISTÓRIA COM A COMUNIDADE!

Sempre fui um apaixonado por rádio. Quando adolescente, acordava de madrugada para ouvir, no rádio de velas de meu saudoso pai, o programa do Zé Béttio de São Paulo e após ouvia a Rádio Sulina de Capinzal. O rádio faz parte da cultura do povo brasileiro e as inovações tecnológicas, passaram a dar maior empolgação às transmissões radiofônicas.

Como professor de História e fascinado pelo passado, neste artigo desejo que os leitores saibam como nasceu a Rádio Capinzal e, compreender que antes dela o município teve a Rádio Sulina e a Rádio Clube que foram extintas.

A bela história da Rádio Capinzal iniciou em 05/12/1980, sendo empreendimento do empenho de empresários locais como Benoni Viel e Armando Viecelli (do ramo de venda de automóveis), Saul Parisotto (do ramo comercial e proprietário do antigo Cine Glória) e dos irmãos D'Agostini: Osvaldino, Ozires e Orvalino (do ramo comercial). Estes conseguiram toda a tramitação legal, em Brasília, junto ao Ministério das Comunicações para o funcionamento deste veículo de comunicação, não apenas tendo fim lucrativo, como rádio comercial, mas para defesa dos interesses da região e na prestação de serviços à comunidade.

Com estes objetivos e na visão empreendedora, estes empresários alternaram-se na direção da emissora até o final da década de 90, quando o controle acionário foi adquirido por novos sócios que mantiveram o objetivo de seus fundadores, ou seja, ter excelência na prestação de serviços junto da comunidade.

Por vinte anos a sede da emissora esteve nos altos da Avenida quinze de Novembro, atualmente é a Rede Feminina de Combate ao Câncer. Em 05/12/2000 para celebrar seus vinte anos, inauguram-se modernos estúdios, em novo endereço, na Rua Carmelo Zocoli, 205, na parte térrea do Centro Social São Francisco de Assis, no centro de Capinzal, onde permanece até os dias atuais.

Em cinco 05/12/2020 foram celebrados 40 anos de fundação deste importante meio de comunicação, mesmo com as implicações da pandemia, os baluartes desta emissora, os ouvinte e os seus colaboradores, festejaram essa importante data, pois, o trabalho imparcial e dinâmico da Rádio Capinzal continua dando credibilidade a quem não perdeu sua marca original que é levar informação de forma alegre e descontraída, mas, sem deixar de lado o profissionalismo. Estes fatores tornam essa emissora a mais ouvida e querida entre os capinzalenses e ourenses, bem como na região do Baixo Vale do Rio do Peixe.

Não é possível mencionar a Rádio Capinzal, sem lembrar outro meio de comunicação, onde escrevo neste momento, que é o jornal A Semana, do qual tenho orgulho em fazer parte, como colunista, deste de sua primeira edição. Este Semanário em 2021 irá completar 20 anos de fundação!

A emoção toma conta deste que vos escreve, pois quarenta anos é tempo mais que suficiente para se comprovar a solidez da boa semente, quando plantada, permanece viva e vai dando seus frutos que são reconhecidos pelo povo ordeiro, trabalhador e dinâmico de toda a região aonde as ondas desta emissora pode chegar.

A Rádio Capinzal fez e faz história junto com sua comunidade! Ela tem seus infinitos fãs, para citar um exemplo, minha sogra, Dona Wonni que passa o seu dia, em uma cadeira de rodas, ouvindo essa fantástica emissora.

Parabéns Rádio Capinzal! Sucesso aos seus diretores: Luiz e Sergio Scarton pelo empreendimento e dinamismo em estar gerando, de forma direta 14 empregos e, por contribuir com a prosperidade e bem-estar do meu querido povo de Capinzal e toda região!

Vida longa para a nossa fantástica e empolgante Rádio Capinzal!

Até o próximo! Deus abençoe todos!

 


Publicado por: Douglas Varela Data: 21/12/2020 10:10



Principais Notícias

Publicado em 27/01/2021 10:11 por Jardel Martinazzo

Deputado Vampiro é o novo secretário de Estado da Educação

O governo de Santa Catarina confirmou na manhã desta quarta-feira (27) o nome do deputado Luiz Fernando Vampiro (MDB) [...]

Publicado em 27/01/2021 09:19 por Jardel Martinazzo

PRF apreende arma e prende homem que teria agredido esposa em Campos Novos

Policiais rodoviários federais apreenderam uma arma caseira e prenderam na noite de terça-feira (26) em Campos Novos [...]

Publicado em 27/01/2021 07:42 por Marlo Matielo

Capinzal registrou 11 novos casos da COVID-19 nas últimas horas

Capinzal registrou 11 novos casos de COVID-19 nas últimas 24 horas. A informação consta do boletim diário divulgado [...]

Outras notícias

Publicado em 27/01/2021 11:12

Operação contra o tráfico apreende R$ 5 milhões e 300 kg de drogas em Palhoça

Uma grande operação para desmonte do tráfico de drogas no Litoral Norte de [...]

Publicado em 27/01/2021 07:16

IGP abre processo seletivo para 21 vagas de auxiliar de Medicina Legal em Santa Catarina

O Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina (IGP/SC) lançou edital de [...]

Publicado em 26/01/2021 22:12

Vacinação Covid-19 em SC: balanço parcial de doses aplicadas na primeira semana

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância [...]

Publicado em 26/01/2021 15:40

Petrobras eleva gasolina em 5% e diesel em 4,4% nas refinarias

A Petrobras elevará o preço médio da gasolina nas refinarias em 5%, para R$ [...]

Publicado em 26/01/2021 08:52

Homem que estava desaparecido é encontrado sem vida no lago da Usina de Itá

Domingos Primel, que era morador de Barra do Jacutiga, interior de Concórdia, [...]

Publicado em 26/01/2021 07:27

Estado confirma 561.382 casos, 539.412 recuperados e 6.163 mortes por Covid-19

O Governo do Estado informou que há 561.382 pessoas com teste positivo para [...]