Legislativo

Rafael Edgar Tonial (PP) é eleito presidente da Câmara de Vereadores de Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 01/01/2021 11:56
4422227435fef3939924361.08454932.png

O vereador Rafael Edgar Tonial (PP) irá conduzir os trabalhos da Câmara de Vereadores de Capinzal. O parlamentar foi eleito presidente durante a solenidade de posse na manhã desta sexta-feira, dia 1º de janeiro, no plenário do legislativo capinzalense.

O processo de eleição ocorreu por voto nominal e aberto. Os trabalhos foram conduzidos pelo vereador Enio José Paggi (PP), o mais idoso entre os parlamentares. Não houve disputa, sendo que para os cargos de presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário teve apenas um vereador inscrito, cada nome foi acatado pelos vereadores.

A Mesa Diretora ficou assim composta:

Presidente: Rafael Edgar Tonial (PP)

Vice-Presidente: Alexsandro Thomaz de Vargas (Podemos)

1º Secretário: Jairo Luiz Hofmann (PP)

2º Secretário: Dalva Luiza Dalcortivo (MDB)

Rafael Edgar Tonial, de 40 anos, disputou a segunda eleição e conquistou uma das 9 cadeiras do legislativo capinzalense. O parlamentar, que também é empresário do ramo de informática, conquistou 488 votos no pleito do dia 15 de novembro.  

Tonial comentou que em princípio havia um acordo entre os vereadores da oposição e seu nome seria o indicado para a disputa, mas por surpresa a base aliada ao governo municipal decidiu por não concorrer. Com isso, a nova mesa diretora foi eleita por unanimidade, algo que há muito também não ocorria.

Em entrevista à reportagem da Rádio Capinzal e do Jornal A Semana, Tonial fez uma menção ao falecido avô, Edgar Lancini, que no ano de 1961 foi eleito presidente da Câmara e, agora, depois de 60 anos, está tendo a mesma oportunidade. O parlamentar reconhece que o compromisso aumentou, mas garantiu empenho para desempenhar da melhor maneira possível o cargo e buscará uma maior proximidade do legislativo com a população.


Enquete