Segurança

Sargento Thompson assume o comando da Polícia Militar em Zortéa

  • Douglas Varela
  • 23/07/2020 16:33
11596192355f19e753abef95.97547005.jpg

Tomou posse na tarde desta quinta-feira, dia 23, o novo comandante da Polícia Militar de Zortéa. O Sargento Thompson assumiu o comando em substituição ao Cabo Darlei Pellizzaro. 

A solenidade reservada ocorreu nas dependências do Centro Administrativo Municipal com a presença do prefeito Alcides Mantovani, do presidente do Legislativo Roberto Menegaz e dos policiais lotados no destacamento. Foram respeitadas as normas sanitárias de enfrentamento a pandemia do coronavírus. 

As autoridades destacaram o importante trabalho desenvolvido pelo Cabo Darlei e pelos demais policiais nos últimos anos e desejaram um bom trabalho ao novo comandante. 

Confira o perfil do novo comandante 

Nascido em 09 de março de 1975 na cidade de Blumenau. 

Filho de Cinira Otília Thompson e Nelson Thompson 

Ingressou na Polícia Militar de Santa Catarina em 18 de maio de 1994 na cidade de Blumenau no 10o Batalhão; 

Após a conclusão do Curso de Formação de Soldados, passou a atuar no Pelotão de Operações Especiais daquele Batalhão até agosto de 1996, onde foi convidado a trabalhar na Base Operacional Itoupavas, programa pioneiro lançado pelo então Comandante Geral Tenente Coronel Valmir Lemos para melhorar o policiamento e atuar em lugares estratégicos. 

Em julho de 1999 recebe a Menção Honrosa do Comandante do 10o Batalhão, sr. Tenente Coronel Roque Herdt pelo exemplo e distinção demonstrados no exercício da atividade policial; 

Em março de 2001 conclui o Curso de Treinamento em Explosivos e Munições, capacitando assim o policial para atuar em situações que envolvam artefatos químicos e explosivos; 

Em maio de 2002 realiza o Treinamento de Polícia Comunitária, uma nova filosofia da Polícia Militar que busca a parceria da Comunidade com a instituição. 

Em novembro de 2002 conclui o Curso de Especialização em Cinotecnia ministrado pelo Pelotão de Cães da PMSC com sede no município de São José, tornando-se assim capacitado em formar um cão para a atividade policial. 

No ano de 2003 passa a trabalhar na Central de Emergência 190, o COPOM; e em 2004 recebe do Comandante do 10o Batalhão, sr. Tenente Coronel Quadros o Diploma de Referência Elogiosa pela atuação como despachante no COPOM onde utilizando os meios disponíveis conseguiu passar informações para as guarnições do policiamento ostensivo motorizado, resultando assim na prisão de um estuprador que atuava em dois municípios, propiciando à Comunidade o retorno da Sensação de Segurança. 

O Tenente Coronel Dalri confere em março de 2008 o então Diploma de Mérito Pessoal 3a Categoria pela Dedicação e Distinção no exercício da Atividade Policial Militar; 

Em 2008 se forma no Curso de Capacitação: Consegs e a Redução de Danos, que buscava deixar Membros da Comunidade capacitados a atuar; em situações de catástrofes; minimizando assim os danos causados. 

Por ironia do destino, no mesmo ano atuou fortemente no que se tornou o maior desastre natural até aquele ano em Santa Catarina. 

Uma dessas ações auxiliou o salvamento de quatro pessoas que corriam risco de morte e foram descritas no Livro Epicentro de uma Tragédia, de autoria do Tenente Coronel Paulo Roberto Bornhofen, lançado em 2010. 

Em 2008 participa do Curso Nacional de Polícia Comunitária, programa da Secretaria Nacional de Segurança Pública e do Ministério da Justiça que visa formar novos instrutores para difundir a filosofia da Polícia Comunitária. 

Em dezembro de 2009 se capacita como Instrutor de Técnicas de Polícia Ostensiva passando a auxiliar nos treinamentos do efetivo policial do 10o Batalhão. 

Ainda em dezembro do mesmo ano se forma como Agente da Defesa Civil daquele município. 

Em 2010 participa do Curso de Progressão em Favelas com instrutores do Batalhão de Operações Policiais Especiais – BOPE, do Rio de Janeiro. 

A instrução buscava capacitar diversos policiais a atuarem em locais de conglomerados urbanos de risco; desenvolvendo um trabalho mais eficiente e dinâmico a partir do uso de novas técnicas policiais usadas por aquele Batalhão Especializado. 

Em 2010 cria o Canil Setorial de Policiamento com Cães do 10o Batalhão. Estrutura contava com dois cães e dois policiais e a modalidade de policiamento buscava auxiliar o trabalho do policiamento ostensivo motorizado, agilizando as buscas por entorpecentes e garantindo maior segurança em eventos. A criação do Canil só se tornou possível com o apoio do Comandante Tenente Coronel Álvaro, de membros da comunidade e de alguns empresários que acreditaram no projeto. 

Em junho de 2012 participa do Curso de Ações Táticas K-9 em Blumenau, onde aprimorou suas técnicas e conhecimentos no trabalho com cães na área policial. 

Em 2012 concluiu o Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Segurança Pública pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. 

Através do DENATRAN, SEST e SENAT concluiu o Curso de Condutores de Veículos de Transporte de Emergência e o Curso Prático de Direção Defensiva Policial. 

Em 2013 Concluiu o Curso de Pós Graduação em Gestão Pública pela Universidade Avantis. 

Em 2013 também passa a atuar no 1o Pelotão de Polícia da cidade de Indaial, é promovido a Cabo e responsável pelo policiamento velado, onde buscou informações e evidências que culminaram na prisão de diversos autores de furtos, tráficos, roubos e homicídios. 

Em maio de 2015 é promovido a 3o Sargento do Quadro Especial e no ano seguinte transferido para o 12o Batalhão da Polícia Militar de Balneário Camboriú, passando a fazer parte das fileiras da 1a Companhia do município de Camboriú. 

Em 2016 durante serviço diário toma conhecimento de uma ocorrência de roubo na cidade de Itajaí onde dois masculinos armados se apropriam de um veículo blindado e após troca de tiros com PPT de Navegantes e posteriormente de Itajaí; Que após abandonar o veículo toma uma kombi com dois reféns e segue para Camboriú, onde entra em confronto com a guarnição formada pelo Sargento Thompson e Soldado Dias. Os dois agentes efetuam diversos disparos de arma de fogo, sendo que desses 96 tiros são de fuzil calibre 556. Resta desta ocorrência, quatro veículos com registro de roubo recuperados, duas pistolas, um fuzil com diversos carregadores e munições, um masculino autor em óbito e outro evadido; e dois reféns ilesos. 

A guarnição recebe posteriormente da Câmara de Vereadores de Camboriú uma Moção de Congratulações por ato de bravura.

Fotos - Anildo Borges (Diário Cidade Zortéa)


Enquete