Saúde

Secretarias de saúde iniciam plano de ação para enfrentamento da febre amarela

  • Jardel Martinazzo
  • 09/09/2019 09:25
15355395005d7645322c61e5.16995905.jpg

Capinzal e Ouro iniciam nesta segunda-feira (09) o Plano de ação do Estado para enfrentamento da febre amarela. Até o final de setembro os municípios pretendem visitar todas as residências do perímetro urbano e rural para saber como está o quadro vacinal.

O objetivo é que os municípios façam busca ativa de pessoas não vacinadas antes do período sazonal, que ocorre de dezembro a maio. Além disso, o Ministério da Saúde pretende, junto com estados e municípios, fortalecer a vigilância de primatas não humanos (macacos).

A medida é preventiva e busca vacinar a população a partir dos 9 meses de idade. A recomendação é que a vacinação se estenda às pessoas acima de 60 anos, pois está em consonância com a avaliação de risco que definiu as áreas prioritárias para as ações de vacinação.

As equipes das secretarias de saúde de Capinzal e Ouro estabeleceram um cronograma e as visitas começam pelas comunidades do interior, sendo que em casa residência é feito um questionário e conferido a caderneta de vacinação dos moradores. Caso tenha alguma pendente, a equipe estará aplicando a dose.


Enquete