Jornal A Semana

SEJA AMANTE DA POLÍTICA!

  • Douglas Varela
  • 03/11/2020 08:27
6638108225fa13ecc818978.73439577.jpg

A aversão existente em nosso país quanto à política, remete-nos ao contexto histórico, seja ele do Período Colonial ou Imperial e até mesmo do início da República. Infelizmente algo que deveria servir para alegria, participação e entusiasmo do povo, passaram a ser sinônimo de depravação, engano, tristeza e perda de sua essência, pois, política, vem do grego, pólis quer dizer 'cidade', ou seja, 'político' é quem deve (ria) cuidar da cidade.

Essa é uma definição que é bem aquém dos péssimos exemplos, de alguns 'políticos' que se tornaram usurpadores do poder para o seu benefício exclusivo! Não bastasse essa desvirtuação, o pior é saber da existência do uso da máquina púbica para se reverter ao exclusivo beneficio pessoal! Explicando: estes tarimbados, fazem da politica sua forma de perpetuarem-se no poder, usando da desgraça alheia. Eles, por exemplo, usam a estrutura pública para levar pacientes para regiões onde se encontram os recursos da medicina, inclusive montam suas 'pensões', mas, cobram 'a preço de voto', cada um de seus beneficiados, usando do SUS e da parafernália do governo para a sua perpetuação no poder!

Este exemplo é a mais pura demonstração da continuidade da velha e amarga política em nosso país! Buscando um novo olhar, tento, neste artigo, levar nossos leitores a entender, mesmo com sua imperfeição, devemos ser amantes da política, pois por meio dela, temos a possibilidade de vislumbrar mudanças para o nosso país!

Quando nosso povo entender que vivemos num processo democrático, onde o político só pode continuar no poder pelo voto, este deveria ser consciente, assim haverá a possibilidade de mudança. Infelizmente o coronelismo, a subserviência, clientelismo e paternalismo são algumas mazelas presentes em nosso sistema politico!

Ser amante da politica requer mudança de postura e de conduta, especialmente da parte do eleitor que precisa valorizar seu voto! Quando, no Colégio Mater Dolorum, em Capinzal, SC, nas minhas aulas de Educação Moral e Cívica ensinava afirmando que a maior 'arma' do cidadão é o título de eleitor, tinha convicção de que algo poderia acontecer, aja visto que o maior instrumento do exercício democrático está em nossas mãos, pois com ele podemos demonstrar a nossa força, determinação e garra em nossas crenças, especialmente em relação ao bem comum!

Portanto, mesmo que as nossas experiências tenham sido amargas quanto à politica, temos que primar por sermos seus amantes, pois, sem este principio tudo seria ainda mais difícil! Não acredito no tal de anarquismo ou qualquer outro regime que não venha enaltecer a democracia!

E para concluir: ser amante da politica é comprometer-se para 'eliminar' os péssimos e ultrajados políticos que fazem da corrupção o seu meio de vida, aonde o dinheiro fácil e sujo, proporciona a esses infames uma vida cheia de regalias! Portanto, não apenas no próximo dia 15 de novembro, faça valer seu direito de cidadão, saiba escolher com consciência e, sobretudo, seja amante da política sabendo escolher o melhor caminho para o seu município! Use sua 'arma', não dê oportunidade para quem faz da política sua 'carreira profissional' e meta de vida, especialmente querendo sempre ter suas vantagens para o seu beneficio pessoal! E, mais uma colocação: existem muitos bons e honestos políticos que combatem a corrupção e desejam a prosperidade de todos. Basta que você saiba fazer uma boa analise!

Um abraço a todos e até o próximo artigo!

 


Enquete