Jornal A Semana

TEM UMA FINTECH NO CAMINHO

  • Douglas Varela
  • 05/09/2020 08:53
18158775355f537c5eac84d9.48308119.jpg

A palavra fintech é uma abreviação para tecnologia financeira (em inglês). Ela é usada para se referir a startups ou empresas que desenvolvem produtos financeiros totalmente digitais, nas quais o uso da tecnologia é o principal diferencial em relação as empresas tradicionais do setor. As fintechs podem oferecer as mais diversas soluções como cartão de credito, conta digital, cartão de debito, empréstimos, seguros entre outros.

A maioria delas permite que os clientes controlem totalmente seu produto por smartphones, sem necessidade de pisar numa agencia ou corretora. Conhecer o que é uma fintech é, portanto, um passo importante para encontrar alternativas melhores par os serviços tradicionais dos bancos.

A crise causada pela coronavírus trouxe diversas transformações para o mercado. Diversos negócios fecharam suas portas, alunos passaram a estudar em casa, grande parte das empresas adotaram o modelo de trabalho remoto. Neste contexto, as associações dos mais variados setores precisaram se adaptar a um novo cenário. No setor financeiro não foi diferente. As agências bancárias passaram a usar plataformas online e aplicativos para resolver as pendências, pagamentos, transferências e outras movimentações.

Surgem novamente, a tradicional resistência a tecnologia, o temor com relação a segurança da informação. Lembro que há alguns (poucos) anos atrás tínhamos “medo”de caixas eletrônicos e verdadeiro “pânico” em colocar o CPF em um site da internet.

Novos tempos exigem adaptação, afinal a tecnologia evolui e serve como ferramenta para aprimorar nossas capacidades humanas limitadas.

Me conte sua opinião no @tadianepopp


Enquete