No ar

Marlo Matielo

Canal Aberto

07:30 - 08:59 com Marlo Matielo

Ouça ao vivo Ouça ao vivo

Vacinação Covid-19 em SC: balanço parcial de doses aplicadas na primeira semana

Vacinação Covid-19 em SC: balanço parcial de doses aplicadas na primeira semana

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, informa que até o final da tarde desta terça-feira, 26, Santa Catarina já aplicou 48.733 doses da vacina contra a Covid-19. O levantamento foi feito com base em informações enviadas pelos municípios entre os dias 19 a 26 de janeiro, já que o sistema para registro das doses do Ministério da Saúde (MS) apresentou instabilidade ao longo da semana. Como não são todos os municípios que divulgaram as informações, o levantamento é preliminar e o número real pode ser maior.

Na primeira etapa de vacinação, o Estado recebeu um total de 144.040 doses da vacina contra à Covid-19 da empresa Sinovac/Butantan. Para que a pessoa seja considerada imunizada, é necessária a aplicação de duas doses, com intervalo de 15 dias entre elas.

O Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, participou na manhã de segunda-feira, 18, do ato simbólico de entrega das doses em São Paulo, e, no mesmo dia Santa Catarina, já realizou suas primeiras vacinações. “O Governo do Estado está fazendo a parte que lhe compete, que é a logística de distribuição das vacinas em todo o Estado, além de dar apoio aos municípios. É importante mantermos um ritmo acelerado de vacinação das doses que chegam. Garantimos que as vacinas chegarão rapidamente às prefeituras assim que repassadas pelo Ministério da Saúde”, diz o secretário.

Na terça feira, 19 de janeiro, foram distribuídas 71.040 doses para as 17 Unidades Descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) de Santa Catarina, que armazenaram e distribuíram as doses a todos os 295 municípios catarinenses. As doses restantes permanecerão armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), sendo destinadas para serem utilizadas como segunda dose.

A distribuição dessas doses ocorrerá a partir do dia 02 de fevereiro. “Considero que todo o planejamento e execução da logística de distribuição das vacinas foi um sucesso. Numa ação conjunta entre Secretaria Estadual de Saúde, órgãos de segurança, Defesa Civil e municípios, conseguimos transportar as vacinas em segurança, preservando sua qualidade, partir da chegada das doses nas regionais de saúde, os municípios se encarregaram de buscá-las e de iniciar imediatamente a vacinação. Todo esse trabalho ocorreu sem nenhuma intercorrência”, declara Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde de SC.

Segundo e terceiro lote
No dia 24 de janeiro foram recebidas 47.500 doses da empresa Oxford/AstraZeneca. Esta vacina também deve ser utilizada no esquema vacinal de duas doses, mas o intervalo entre as doses é de 12 semanas. Por isso, toda essa quantidade foi encaminhada para as regionais de saúde nos dias 25 e 26 de janeiro, já que, com intervalo maior, existe a expectativa de que a segunda dose seja encaminhada com o início da produção nacional da vacina pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que está prevista para ser iniciada em fevereiro. E no dia 25 de janeiro, recebidas mais 21.600 doses da Sinovac/Butantan.

Nesta etapa da campanha, o público-alvo é composto por pessoas acima de 60 anos e portadores de deficiência residentes em instituições de longa permanência, povos indígenas aldeados e trabalhadores de saúde.
Como o quantitativo de doses encaminhadas até o momento cobre um pouco mais da metade da estimativa do total de profissionais de saúde cadastrados, foram realizadas duas reuniões da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), composta por gestores estaduais e municipais, que deliberaram critérios para priorização da vacinação dos trabalhadores de saúde.

Deverão ser priorizados os grupos de trabalhadores de saúde que prestam atendimento direto a pessoas com Covid-19, que atuam em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), emergências, hospitais, ambulatórios, unidades de coleta e diagnóstico de Covid-19 e o Atendimento Médico Pré-hospitalar móvel catarinense.

É fundamental que toda a força de trabalho em saúde envolvida diretamente com a assistência clínico-hospitalar, de urgência e emergência e de apoio diagnóstico da Covid-19 seja imunizada o quanto antes, pois Santa Catarina precisa desses profissionais que atuam na linha de frente protegidos para continuar prestando o serviço de excelência que vem realizando nos últimos meses.

Contudo, assim que for concluída esta etapa e que um quantitativo suficiente de doses para iniciar as etapas seguintes da campanha de vacinação for encaminhado pelo MS, a vacinação será ampliada de forma a contemplar outros grupos, como idosos e portadores de comorbidades.

Fonte: Dive


Publicado por: Jardel Martinazzo Data: 26/01/2021 22:12

Fotos

17566314526010be97572f30.90317211.jpg

Foto: Justin Tallis, AFP




Principais Notícias

Publicado em 04/03/2021 20:45 por Marlo Matielo

Local utilizado para aglomerações, as margens do Lago de Machadinho, foi fechado pelas autoridades de Piratuba

Em situação de colapso da saúde na região, em um trabalho conjunto, foi realizado na tarde desta quinta-feira (04), [...]

Publicado em 04/03/2021 14:44 por Douglas Varela

PRF apreende quase 300 caixas de vinho argentino na BR 282 em Pinhalzinho

Policiais rodoviários federais apreenderam na tarde de ontem (quarta), na BR 282 em Pinhalzinho/SC, cerca de 290 [...]

Publicado em 04/03/2021 14:40 por Douglas Varela

Piratuba tem a sexta morte em decorrência do coronavírus

Uma mulher, cuja idade ainda não foi revelada, é a sexta morte em decorrência do coronavírus em Piratuba. A [...]

Outras notícias

Publicado em 04/03/2021 14:53

Santa Catarina amplia em 15% a área plantada de trigo

A alta nos preços estimulou o plantio de trigo em Santa Catarina. Com a safra [...]

Publicado em 04/03/2021 14:46

Revitalização da escadaria entre entre a Avenida XV de Novembro e a Rua Dona Linda Santos é finalizada

  Administração Municipal de Capinzal realizou a revitalização da [...]

Publicado em 03/03/2021 17:39

COVID-19: SC contabilizou mais de 07 mil novos casos e 94 óbitos pela doença nas últimas 24 horas

O Governo do Estado relatou que há 688.600 casos confirmados de infecção [...]

Publicado em 03/03/2021 16:16

Hospital Nossa Senhora das Dores registra 19 pacientes na ala COVID

Dezenove pacientes continuam internados no Hospital Nossa Senhora das Dores [...]

Publicado em 03/03/2021 08:26

BRF tem vagas para mecânico, eletricista e técnico de manutenção júnior em Capinzal

 Os interessados podem fazer a inscrição no talents.brf.com Uma [...]

Publicado em 02/03/2021 18:39

Amarildo Ganzala e Evandro Neis pedem a substituição de “ilha” por outro redutor de velocidade no acesso ao PJO

Os vereadores Amarildo Ganzala (PL) e Evandro Neis (MDB) pediram ao setor [...]