Saúde

Vigilância aguarda resultado de exames em bugios mortos na região de Campos Novos

  • Jardel Martinazzo
  • 08/04/2021 06:52
498930427606ed38bbf14a9.93707036.jpg

De acordo com Franciele Osório de Moraes, enfermeira diretora da Vigilância Epidemiológica, 35 bugios foram encontrados mortos no interior de Campos Novos. Devido a suspeita que as mortes ocorreram por Febre Amarela, foram coletados materiais para análise em três animais.As amostras foram encaminhadas ao Lacen (Laboratório Central de Saúde Pública) para análise, há mais de 30 dias.

A enfermeira observa que a população das localidades onde os animais foram encontrados mortos, foi orientada a tomar a vacina contra a Febre Amarela, disponível na rede pública.A faixa etária para ser imunizado é de 9 meses a 59 anos, ressalta Franciele.

O estado já recebeu a notificação de 430 primatas mortos ou doentes, sendo que em 111 ocorreu a confirmação para a febre amarela. Outras 33 mortes ou adoecimento de macacos continuam em investigação para determinar a causa do óbito.Nessa terça-feira (6), a Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) confirmou o primeiro óbito por febre amarela em Santa Catarina este ano de um homem, de 34 anos, morador de Águas Mornas, na Grande Florianópolis.

Outros três casos humanos de febre amarela já foram confirmados no Estado neste ano. O primeiro caso, registrado em janeiro foi de uma moradora de Taió de 40 anos. O segundo foi confirmado em março em um homem de 62 anos, morador de Águas Mornas. O terceiro, de um homem de 46 anos, morador do município de Anitápolis.A DIVE/SC reforça a importância da vacinação contra a febre amarela, melhor forma de prevenir a doença.

Fonte: Rádio Cultura


Enquete