Jornal A Semana

WEARABLES: O USO NA MEDICINA

  • Douglas Varela
  • 23/11/2020 09:39
6555953165fbbadab283db5.71168876.jpg

Pra quem acha que os dispositivos de tecnologia vestíveis são mais uma modinha dessa geração tecnológica, é preciso olhar com outros olhos para os , wearables

que vem agregando tecnologias de ponta e praticidade em um formato compacto, ganhando espaço no mercado e são vistos como tendência futura.

Seja na forma de relógios, pulseiras ou até mesmo óculos de realidade virtual, esses aparelhos evoluem rapidamente e estão cada vez mais acessíveis ao grande público. Assim como acontece atualmente com os smartphones , não deve demorar muito tempo até que eles se tornem uma parte integral da vida de muitas pessoas.

Todo e qualquer dispositivo tecnológico que possa ser usado como acessório ou que podemos vestir é um wearable. Afinal, essa é a tradução do termo inglês. Dentre eles, os mais populares atualmente são os smartwatches (relogios inteligentes) e smartbands (pulseira inteligente), dispositivos que têm o monitoramento da saúde como seus principais recursos.

Portanto, já podemos afirmar que eles auxiliam e tendem a ser cada vez mais aliados da telemedicina.

Os wearables podem ser aliados na hora de acompanhar as notificações, ligações dos celulares, gasto de calorias, batimentos cardíacos, nível de oxigênio no sangue, previsão do tempo, pressão arterial, GPS, lembretes e outros. Isto é, os wearables são multitarefas e disruptivos, pois estão mudando as formas pelas quais praticamos esportes, realizamos pagamentos, interagimos com os espaços digitais e até mesmo em como dormimos.

A tecnologia em questão não somente pode ser usada como uma peça de roupa ou um acessório, como também tem que possuir características que a conectem a outros aparelhos ou à internet. A geração mais recente de gadgets é conhecida por trazer uma série de sensores que ajudam a aumentar sua organização, incentivar a prática de exercícios ou acompanhar programas de perda de peso, entre outras possibilidades.

São respostas que poderemos usar, quando médico perguntar , quantas horas você tem dormido por noite e a qualidade deste sono.

Num futuro bem próximo esse dispositivos farão parte da medicina tanto pelo diagnóstico como ele prevenção.

Fontes de pesquisa: Techtudo, Healcare, startupi

 


Enquete