Agricultura

Copérdia inaugura Centro de Tratamento de Sementes Industrial em Capinzal

  • Jardel Martinazzo
  • 01/08/2018 11:05
14917379725b620361352c99.34771184.jpg

A Copérdia inaugurou na manhã desta quarta-feira (01) o Centro de Tratamento de Sementes Industrial na unidade de Capinzal. A cooperativa já investiu R$ 2 milhões, mas até a conclusão do projeto chegará a R$ 4 milhões.

A inauguração contou com a presença do presidente da cooperativa, Valdemar Bordignon, demais membros da diretoria, funcionários, representantes de entidades, da prefeita em exercício, Noemia Pizzamiglio, o secretário de agricultura e obras, Sandro Tolado, empresas parceiras e imprensa.

Flávio Marcelo Zenaro, gerente de insumos e cerais, destaca que o equipamento de última geração garantirá o padrão de qualidade das sementes, desde a produção, assistência técnica, processamento e beneficiamento e, agora, tratamento industrial. O projeto foi desenvolvido em parceria com a empresa Syngenta, especialista em sementes e produtos químicos.

O presidente da Copérdia, Valdemar Bordignon, conta que este novo investimento solidifica o lema da cooperativa que é prezar mais de qualidade do que quantidade. Ele explica que a topografia e a forte cultura da soja na região foram determinantes para que o equipamento fosse instalado em Capinzal.

O secretário Sandro Toaldo, lembra que como forma de contrapartida pelo grande investimento feito pela cooperativa, o município colaborou com a realização da terraplenagem, tubulação e cascalhamento do pátio da empresa.

A engenheira agrônoma, Francieli Moschen, coordenadora da produção de sementes da Copérdia confirma que até então a unidade contava com a germinação e vigor das sementes por meio do processo de produção. Agora, com o novo equipamento, único na região, garantirá que as sementes cheguem até o produtor com mais qualidade.


Enquete