Jornal A Semana

ERGONOMIA: COMO SE POSICIONAR NA FRENTE DO COMPUTADOR.

  • Douglas Varela
  • 15/04/2017 08:38
38815997458f206531ace34.78841734.jpg

Muitas trabalhadores acham que se posicionam de forma correta em frente ao computador enquanto, na realidade, estão se acomodando de maneira errada e prejudicial à saúde do próprio corpo. Este texto tem por finalidade falar do posicionamento correto em frente ao computador.
Cadeira: O trabalhador deve buscar a posição mais neutra possível, procurando aliviar a pressão nos discos intervertebrais. A principal curvatura é a lombar (entre a metade das costas e a cintura), onde há a maior incidência de problemas. Algumas cadeiras contam com um apoio lombar, o qual deve ser utilizado para firmar a coluna. Mantenha a região lombar sempre apoiada no encosto da cadeira.
Cabeça, pescoço e ombros: O pescoço e a cabeça devem estar sempre eretos, seus ombros relaxados e sua linha de visão deve estar alinhada com o centro da tela do monitor a uma distância de 45 cm a 65 cm (mais ou menos um braço). O ideal é que o monitor esteja na mesma altura dos olhos, pois assim a cabeça não é forçada a se curvar para ter a melhor visão. Caso precise ler um texto fora do computador (em uma folha de papel, etc.), procure deixá-lo em uma posição na qual sua cabeça seja inclinada (ou movida para os lados) o mínimo possível. De preferência arranje um suporte para folhas que se fixa ao lado do monitor.
Braços: Os cotovelos devem ser mantidos sempre junto ao corpo, ou seja, nem projetados para frente (braços esticados) e nem em posição de voo (cotovelos erguidos). Alinhe seus antebraços em um ângulo entre 100 e 110 graus com o teclado. Pense assim: se o seu cotovelo fosse o centro de um relógio, esses graus equivaleriam com o horário 12h20. Já os pulsos devem permanecer sempre retos (relaxados) e alinhados com o resto do braço.
Pernas: Quando as pernas estão muito dobradas, o fluxo sanguíneo é comprometido e dificulta a irrigação, fazendo com que o coração seja forçado a bater mais rapidamente. Logo, o ideal é manter a perna levemente esticada, e é melhor ainda utilizar um apoio de pernas para melhorar a circulação. Evitar ficar com a perna dobrada ou sentar sobre ela também ajuda a manter a circulação adequada.
Bastam pequenas atitudes para preservar a saúde e a integridade física daqueles que necessitam trabalhar em frente ao computador. No próximo texto serão abordados dicas que podem ajudar a evitar lesões, cansaço e mesmo doenças ósseo-musculares.


Enquete