Tempo

Estiagem: Meteorologista aponta que chuvas irregulares vão continuar e dica é economizar água - ÁUDIO

  • Jardel Martinazzo
  • 17/10/2020 19:50
16437501115f8b785ccbc4b1.88060630.jpg

Foto: Divulgação

A estiagem continua causando preocupação a população de Santa Catarina e a dica é evitar o desperdício de água. As Secretarias de Agricultura de Capinzal e Ouro receberam nas últimas semanas diversos pedidos de produtores para o transporte de água e abertura de bebedouros para os animais.

O Engenheiro Agrônomo e Meteorologista Ronaldo Coutinho, da Climaterra, lembra que nos últimos 30 dias, sendo a metade dos meses de setembro e outubro, o volume de chuva oscilou entre 20 e 25 milímetros no Baixo Vale do Rio do Peixe, com áreas ainda menor. Somente na primeira quinzena de outubro a situação foi ainda pior. Boa parte da região não chegou a 8 ou 9 milímetros de chuva. A previsão para a segunda quinzena de outubro e o mês de novembro não são nada animadoras.   

“Essa estiagem não é de agora, ela vai e volta, hora ela fica mais intensa, hora menos intensa, ela já está vindo desde 2018. Nós tivemos intervalos em que choveu bem, mas o pessoal deve se lembrar de maio do ano passado onde chegou até a dar enchente, depois parou de chover, voltou a secar. Pegando o volume de chuva do final do ano passado e desse ano, está devendo bastante”, destacou Coutinho o qual lembrou que isso tudo é consequência do La Niña.

Coutinho conta que a perspectiva é seguir com volume de chuva irregular, períodos longos de pouco ou nenhuma chuva, alguns intervalos curtos de muita chuva que podem trazer transtornos e depois volta a ficar com pouca chuva. Essa mesma oscilação ocorrerá com as temperaturas, horas sobe demais e outros dias com quedas consideráveis.

(clique aqui e confira) 


Enquete